Euro acelera 1% após declarações de Draghi

Analistas acreditam que moeda única possa alcançar um patamar superior aos 1,17 dólares no próximo mês. Isto depois de Draghi ter anunciado que no próximo outono começa a discutir plano de estímulos.

No momento em que o presidente do Banco Central Europeu (BCE) começou a falar, o euro inverteu para terreno positivo. E já após o fim da conferência com Mario Draghi a moeda única seguia a valorizar mais de 1% para máximos de quase ano e meio contra a divisa norte-americana.

O euro aprecia 1% para 1,1630 dólares. Os analistas do ABN Amro Bank acreditam que a moeda do bloco único possa continuar a valorizar para um nível superior a 1,17 dólares, o que representaria a fasquia mais elevada em dois anos e meio com os investidores a “ignorarem os comentários expansionistas” de Draghi. “Se mantivermos este nível até final do dia, o euro/dólar vai provavelmente mover-se para os 1,1714” antes de o italiano falar em Jackson Hole, no final de agosto, disse Georgette Boele, estratega cambial.

O que disse Draghi? Numa versão resumida, Draghi indicou que neste momento ainda não se fala do plano de compras de ativos públicos na zona euro. E que essa discussão só deverá acontecer depois do verão porque o Presidente italiano quer ver sinais mais fortes na evolução da inflação. A próxima reunião do Conselho de Governadores acontece a 6 de setembro. Os analistas apontam baterias para essa data com a qual o presidente do BCE não se quis comprometer.

“Draghi confirmou implicitamente que o tapering está em cima da mesa para setembro e pareceu de alguma forma relaxado com o recente aperto das condições financeiras”, referiu Vasileios Gkionankis, do Unicredit.

“Draghi teve a oportunidade de fazer baixar o euro mas não o fez”, complementou Athanasios Vamvakidis, do Bank of America Merril Lynch.

Euro acelera com Draghi

Fonte: Bloomberg (valores em dólares)

Em causa está o programa de compra de dívida pública na região e que tem de alguma forma contido o risco associado a alguns países. Atualmente, o BCE está a comprar títulos públicos a um ritmo mensal de 60 mil milhões de euros. Está previsto que termine no final deste ano e os investidores estão preocupados com os desenhos da retirada destes estímulos monetários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euro acelera 1% após declarações de Draghi

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião