Suíços da Schweizer Hagel entram no seguro agrícola em Portugal

A seguradora suíça com 35 mil cooperantes chega a Portugal para, em parceria com Filipe Charters, explorar as lacunas de proteção por seguros que considera evidentes no setor agrícola.

A Schweizer Hagel, companhia de seguros mútua suíça com mais de 140 anos de experiência em seguros de explorações agrícolas, vai entrar no mercado português através da aquisição, faseada e integral, da mediadora Safe-Crop, agência de intermediação de seguros agrícolas, fundada em 2020, por Filipe Charters de Azevedo, que passa a assumir as funções de Mandatário Geral da nova sucursal.

Filipe Charters de Azevedo vai ser o mandatário da Schweizer Hagel em Portugal. Adrian Aebi, CEO do grupo suíço, quer aproveitar as lacunas de proteção para expandir a internacionalização da cooperativa.

Adrian Aebi, CEO do grupo suíço, afirmou que “sendo uma empresa detida exclusivamente por agricultores, a Schweizer Hagel compreende profundamente a linguagem do campo, bem como as preocupações e dificuldades do mundo rural”.

A marca a usar será Hagel (granizo em alemão) e foi constituída a Société Suisse d’assurance contre la Grêle (granizo em francês) – Sucursal em Portugal, aprovada esta semana pela ASF, entidade supervisora do setor dos seguros.

A Hagel foi fundada em 1880 e tem sede em Zurique, operando até agora na Suíça, França e Itália, começando agora a trabalhar no mercado português. É uma mútua, uma cooperativa com 35 mil membros, tantos quantas as explorações que segura. Em 2023, os capitais seguros atingiram 4,2 mil milhões de euros de seguros de culturas, tendo a seguradora cobrado prémios no valor de 148,8 milhões de euros.

Como cooperativa tem por norma redistribuir os lucros pelos seus membros sob a forma de desconto de preço do prémio, tendo esse valor atingido os 3,1 milhões de euros em 2024.

“A aposta em Portugal deve-se à vontade de diversificar riscos e tornar o grupo mais resiliente”, justifica Adrian Aebi, acrescentando que “Portugal constitui ainda uma “boa oportunidade, considerado o elevado protection gap”, conclui.

Revolução agrícola: Novas práticas e melhor gestão da água

O responsável direto em Portugal, Filipe Charters de Azevedo, afirma que há “uma revolução na produção agrícola, com aumentos de produtividade e de valor acrescentado assentes em novas práticas e numa melhor gestão da água”, indicando que a Hagel “compromete-se a ser um parceiro dos agricultores, ajudando a minimizar prejuízos e a assegurar a continuidade das suas atividades com plena confiança”.

“Em todos os países onde operamos, a Hagel garante uma proteção eficaz contra fenómenos meteorológicos adversos e outras calamidades, proporcionando tranquilidade e segurança aos seus clientes”, explica Charters de Azevedo, divulgando que a seguradora oferece uma “ampla gama” de seguros agrícolas, destacando o seguro de colheitas e o seguro vitícola de colheitas. “Acreditamos em relações fortes e duradouras com os agricultores – estamos ombro a ombro com os produtores”, conclui o gestor.

A entrada da Hagel será realizada em co-seguro com a Caravela que tem sido a companhia parceira da Safe-Crop de Filipe Charters. No ano passado o seguro agrícola em Portugal produziu prémios de 32,4 milhões de euros, com a Fidelidade a deter 61% do mercado, a CA Seguros com 16%, Caravela com 14%, UNA com 6% estando a Generali Tranquilidade já em fase de saída do mercado.

Protagonistas também são as corretoras Atlas, do grupo da Secose de Frederico Bernardino, que trabalha com a japonesa Sompo, e a Cegrel, de Miguel Fino, que está em negociações de integração com a corretora NacionalGest.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suíços da Schweizer Hagel entram no seguro agrícola em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião