Gestores da Bosch despedidos por alegadas falhas graves com fundos europeus
Projeto de inovação THEIA, em parceria com a Universidade do Porto, está no centro da investigação. Contou com apoios públicos de cerca de 17 milhões de euros para um investimento de 28 milhões.
Os cinco gestores de topo da Bosch em Portugal, incluindo Carlos Ribas, que liderava a operação há já nove anos, foram despedidos com justa causa, sem direito a indemnização nem subsídio de desemprego, por alegadas falhas graves na elaboração e execução de candidaturas da empresa a fundos europeus, potenciado o encaixe indevido de subsídios, revela o Jornal de Negócios.
Em causa está o projeto de inovação THEIA (Automated Perception Driving), desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto, para criar soluções que melhoram as capacidades sensoriais de veículos autónomos. O projeto que arrancou em julho de 2020 obteve apoios públicos de cerca de 17 milhões de euros para um investimento total de 28 milhões.
O problema reside no facto de parte dos 55 contratados para este projeto, cujos salários eram parcialmente suportados com fundos públicos, terem estado a trabalhar noutros projetos. Carlos Ribas foi informado da questão, enviou a documentação da denúncia para o compliance da Bosch, que abriu um processo de investigação. Após recebida luz verde do mesmo foi submetido o pedido de pagamento final. Mas a investigação interna da casa-mãe ao projeto ditou o afastamento dos cinco responsáveis portugueses. Quatro interpuseram ações de impugnação em tribunal contra a Bosch, exigindo ser indemnizados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gestores da Bosch despedidos por alegadas falhas graves com fundos europeus
{{ noCommentsLabel }}