Dinamarquesa Jysk quer abrir mais seis lojas e criar 60 empregos em Portugal

Nove anos depois de abrir a primeira loja em Portugal, a Jysk tem 29 lojas e emprega 300 pessoas. Dentro de quatro meses prepara-se para abrir mais seis unidades, num investimento de quatro milhões.

A marca dinamarquesa Jysk, especializada em descanso, mobiliário e decoração, prevê abrir mais seis lojas em Portugal e criar 60 novos postos de trabalho em Portugal até agosto de 2025. A Jysk, que entrou em Portugal em 2016, tem 29 lojas em território nacional e emprega 300 pessoas.

Durante este mês, a concorrente do Ikea vai abrir mais duas lojas, uma em Sintra e outra em Vila Nova de Gaia. Seguem-se aberturas em Ovar, Portimão e outras duas que ainda não têm localização definida, adianta ao ECO, Carlos Haba, diretor da Jysk em Portugal e Espanha. As aberturas e a renovação de três lojas (Coimbra, Gaia e Estoril) representam um investimento de quatro milhões de euros.

Em maio, a empresa vai abrir o primeiro hub tecnológico em Portugal, na cidade de Lisboa, para dar resposta às necessidades dos clientes, e contabiliza ter entre 10 a 15 colaboradores especializados em engenharia de software até ao final do verão.

Em Portugal, o volume de negócios da Jysk no ano fiscal 2023-2024 atingiu uma faturação recorde de 44,9 milhões de euros, o que representa um crescimento face aos 35,3 milhões de euros do ano anterior.

“Ao longo dos anos temos assistido a um forte crescimento no volume de negócios no mercado português, sendo que 2024 foi mais um ano de recorde na faturação”, afirma Carlos Haba, que considera a “aceitação por parte dos consumidores portugueses a grande alavanca para este crescimento”.

Carlos Haba, diretor da Jysk em Portugal e Espanha Jysk

A dinamarquesa investiu 300 milhões de euros num centro de distribuição logístico em Almenara, na província de Castellón, Espanha, que deverá estar concluído em 2027.

“Esta abertura solidifica a posição da JYSK no mercado ibérico e norte-africano, servindo como a principal base de operações para Portugal, Espanha e Marrocos”, afirma ao ECO o diretor da JYSK Portugal e Espanha, antecipando que este centro de distribuição irá criar cerca de 250 novos postos de trabalho.

A expansão também inclui a abertura da primeira loja Jysk em Casablanca, Marrocos, o primeiro passo da marca para expandir fora do continente europeu. No plano de expansão, apresentado esta quarta-feira em Cascais, o grupo prevê “alcançar as 300 lojas em Espanha e Portugal até 2028”.

A nível global, a Jysk emprega 31.000 trabalhadores e conta com mais de 3.500 lojas físicas e online em mais de 50 países. No ano fiscal de 2023/2034 faturou 5.600 milhões de euros, o que representa um aumento de 7,6% em relação ao ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dinamarquesa Jysk quer abrir mais seis lojas e criar 60 empregos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião