Hoje nas notícias: TAP, Carlos Tavares e IRC
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O ex-CEO da Stellantis considera que não se deve vender mais do que 20% da TAP a uma companhia aérea concorrente. A TAP contestou, junto do Tribunal Constitucional, a decisão do Supremo Tribunal de Justiça que obriga a transportadora a indemnizar mais de 700 tripulantes dispensados indevidamente desde a pandemia de Covid-19. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.
Carlos Tavares propõe “pacto de acionistas portugueses” para a TAP
Carlos Tavares, ex-CEO da Stellantis, diz que a compra da SATA Internacional, da qual faz parte, entrou numa fase na qual é preciso “muita lucidez”. Mas, sobre a TAP, o gestor de 66 anos defende, numa entrevista ao Público, que é fundamental para o turismo e para a criação de riqueza do país, pelo que não se deve vender mais do que 20% a uma companhia aérea concorrente. “Podemos guardar a TAP nas mãos de um pacto de acionistas portugueses”, argumenta. Sobre o setor automóvel, Carlos Tavares considera o plano europeu para esta indústria “mera propaganda” e vê os alemães como a “principal vítima” das taxas norte-americanas.
Leia a entrevista completa no Público (acesso pago).
TAP contesta indemnização a tripulantes no Constitucional
A TAP interpôs um recurso, junto do Tribunal Constitucional, que contesta a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que obriga a companhia a indemnizar mais de 700 tripulantes dispensados indevidamente e outros que enquadrou de forma deficiente desde a pandemia de Covid-19. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), tendo tomado conhecimento desta opção, emitiu um comunicado interno em que sustenta que “lamentavelmente a TAP decidiu inventar mais uma manobra dilatória no processo”.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Pedro Duarte é o candidato do PSD à Câmara do Porto
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, é o candidato do PSD à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas. O ainda governante tinha dito que não iria candidatar-se a outro cargo político — ficou fora da lista dos candidatos sociais-democratas às legislativas — e confessou olhar para o lugar da presidência nos Paços do Concelho como a sua “cadeira de sonho”. Ao Jornal de Notícias, oficializou a decisão: “Há momentos em que somos chamados, em nome da devoção efetiva à cidade, a devolver o que a cidade nos deu.”
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Taxa média efetiva de IRC cai para os 18,5% em 2023
A taxa média efetiva de IRC suportada pelas empresas na tributação dos rendimentos de 2023 foi de 18,5%, menos 1,8 pontos percentuais face aos 20,3% registados no ano anterior, quando ultrapassara a fasquia dos 20%, algo que não acontecia desde 2018. Verificou-se, também, um aumento do lucro tributável na ordem dos 8,1% e da matéria coletável, que cresceu 1,5%.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).
Retalhistas reforçam marca própria para baixar preço aos consumidores
Face ao elevado custo de vida, a grande maioria dos portugueses está a racionalizar as escolhas no consumo, inclusive nos produtos alimentares, mediante o preço. Neste contexto, os retalhistas estão a reforçar o trunfo da marca própria e as promoções. Na alemã Aldi, por exemplo, as marcas próprias já valem 85% da oferta e a tendência é para aumentar. Já a espanhola Mercadona, cujo modelo de negócio assenta nas marcas próprias e numa “política de sempre preços baixos, sem recurso a promoções, ou sistemas de fidelização”, definiu para este ano um plano de abertura de mais dez lojas no país.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: TAP, Carlos Tavares e IRC
{{ noCommentsLabel }}