Comissão Europeia inicia negociações sobre as tarifas com os EUA
Comissário europeu para o Comércio vai iniciar negociações com os seus homólogos americanos depois das novas tarifas anunciadas esta semana por Donald Trump a produtos importados da UE.
A Comissão Europeia inicia esta sexta-feira negociações com Washington sobre as tarifas alfandegárias que os EUA vão aplicar sobre importações de produtos da União Europeia (UE).
O comissário europeu para o Comércio, Maros Sefcovic, vai falar com os seus homólogos americanos, referindo numa mensagem divulgada nas redes sociais, na quinta-feira, que a UE vai atuar “de uma forma calma, cuidadosamente faseada e unificada”, mas que não ficará de braços cruzados, caso não consiga chegar a um acordo justo.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira novas tarifas norte-americanas de 20% a produtos importados da UE e que acrescem às de 25% sobre os setores automóvel, aço e alumínio. As novas tarifas de Trump são uma tentativa de fazer crescer a indústria dos EUA, ao mesmo tempo que pune os países por aquilo que disse serem anos de práticas comerciais desleais.
O Ministério da Economia português anunciou que vai reunir-se na próxima semana com 16 associações empresariais de diversos setores para avaliar “o impacto e as medidas de mitigação” das tarifas anunciadas pelo Presidente dos EUA.
Numa nota escrita anteriormente enviada à agência Lusa, o ministro da Economia afirmou que as tarifas anunciadas pelo Presidente dos EUA “não são uma boa notícia para o mundo” e terão um impacto “contrário ao desejado”, destacando que a União Europeia vai “responder como um todo”.
“A União Europeia vai certamente responder como um todo e reagir com cautela, firmeza e inteligência. Nomeadamente avaliando também a aplicação de taxas excessivas aos produtos dos EUA, que escalem as medidas protecionistas, que podem ter um efeito contraproducente nos preços dos nossos consumos intermédios”, referiu Pedro Reis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão Europeia inicia negociações sobre as tarifas com os EUA
{{ noCommentsLabel }}