Forbes revela os “100 melhores médicos de Espanha”
A revista publica a lista dos 100 especialistas mais destacados de 2024 no domínio médico-cirúrgico em Espanha.
A Forbes publicou, pelo oitavo ano consecutivo, a lista dos 100 melhores médicos a exercer em Espanha, destacando os profissionais mais influentes e reconhecidos no setor da saúde pública e privada nacional. O ranking 2024, que este ano inclui como novidade a especialidade de Fertilidade e Reprodução Assistida, inclui uma centena de médicos que se destacam em 26 especialidades médico-cirúrgicas, como Alergologia; Cirurgia Plástica, Cosmética e Reconstrutiva; Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular; Oncologia Médica e Radioterapia; Hematologia, Ginecologia, Oftalmologia e Urologia.
Os profissionais selecionados trabalham em mais de 60 centros, entre os quais se encontram alguns dos hospitais mais prestigiados de Espanha, como o Hospital Clínico San Carlos, o Hospital Universitário Vall d’Hebron, o Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz, o Hospital Universitário La Paz, o Hospital Universitário Gregorio Marañón; o Hospital Universitário Quirónsalud Madrid; o Hospital Universitário de Cruces; o Centro Médico Teknon; o Hospital Universitário Rey Juan Carlos; o Hospital Universitário Virgen del Rocío de Sevilha ou o Complejo Hospitalario Universitario de Santiago de Compostela.
26 ESPECIALIDADES
Em Alergologia, a Dra. Ana Pérez Montero, chefe do Serviço de Alergologia do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid; o Dr. Joaquín Sastre Domínguez, chefe do Serviço de Alergia da Fundação Jiménez Díaz; e a Dra. Carmen Vidal Pan, chefe do Serviço de Alergia do Complejo Hospitalario Universitario de Santiago. Em Angiologia e Cirurgia Vascular, a Forbes volta a destacar o Dr. Pablo Gallo González, que dirige a Unidade de Angiologia e Patologia Vascular do Hospital Ruber Internacional de Madrid.
Em Cardiologia, o Dr. José Ángel Cabrera, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid e da Unidade de Cardiologia do Hospital Universitário Ruber Juan Bravo e do Hospital Quirónsalud San José; o Dr. Borja Ibáñez Cabeza, diretor de Investigação Clínica do Centro Nacional de Investigação Cardiovascular (CNIC) e cardiologista de intervenção da Fundação Jiménez Díaz; a Dr.ª Marta Sitges, diretora do Instituto Cardiovascular do Hospital Clínic de Barcelona; o Dr. Carlos Macaya, chefe da Unidade de Cardiologia de Intervenção do Serviço de Cardiologia do Hospital Nuestra Señora del Rosario; e o Dr. José Luis Zamorano Gómez, chefe do Serviço do Hospital Universitário Ramón y Cajal.
Em Cirurgia Cardíaca e Cardiovascular, o Dr. Gonzalo Aldámiz-Echevarría del Castillo, coordenador do Serviço de Cirurgia Cardíaca e Cardiovascular do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz e do Hospital Quirónsalud Albacete; Dr. Alberto Forteza Gil, chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Puerta de Hierro e chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid; O Dr. Alberto Forteza Gil, chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Puerta de Hierro e chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid; o Dr. José Enrique Rodríguez Hernández, chefe da Unidade de Cirurgia Cardíaca do Hospital Ruber Internacional e do Hospital Universitário La Zarzuela; a Dra. Manuela Camino López, chefe da Unidade de Transplante Cardíaco Infantil do centro Gregorio Marañón de Madrid; e o Dr. Xavier Ruyra Baliarda, um dos maiores especialistas em Transplante Cardíaco do centro Gregorio Marañón de Madrid. Manuela Camino López, chefe da Unidade de Transplante Cardíaco Infantil do centro Gregorio Marañón de Madrid; e o Dr. Xavier Ruyra Baliarda, um dos maiores especialistas em reparação de válvulas cardíacas, atualmente chefe do Serviço do Instituto do Coração Teknon e chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Universitário Germans Trias i Pujol de Badalona.
No que diz respeito à Cirurgia Geral e Digestiva, o Dr. Antonio de Lacy Fortuny, que trabalha na Clínica Rotger e dirige o Instituto Cirúrgico Lacy do Hospital Quirónsalud Barcelona; o Dr. Damián García-Olmo, chefe do Departamento de Cirurgia Geral e Digestiva, do Pescoço e da Mama da Fundación Jiménez Díaz; o Dr. Salvador Morales Conde, chefe da Unidade de Inovação em Cirurgia Minimamente Invasiva, Cirurgia Esófago-Gástrica e Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Serviço de Cirurgia do Hospital Universitário Virgen del Rocío, Hospital Virgen del Rocío. Salvador Morales Conde, chefe da Unidade de Inovação em Cirurgia Minimamente Invasiva, Esófago-Gástrica e Bariátrica e Metabólica do Serviço de Cirurgia do Hospital Universitário Virgen del Rocío de Sevilha; Dr. Emilio Vicente, diretor do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário San Chinarro de Madrid, e Dra. Elena Martín Pérez, chefe do Serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Universitário La Princesa.
Na especialidade de Cirurgia Oral e Maxilofacial, a Forbes destaca o Dr. Juan Rey Biel, chefe do Serviço de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Hospital Universitário Rey Juan Carlos. Na Cirurgia Plástica, Estética e Reconstrutiva estão o Dr. Vicente Paloma, que dirige uma das equipas de cirurgia plástica e estética do Instituto Dr. Paloma do Centro Médico Teknon; o Dr. Pedro Cavadas, cuja unidade de Microcirurgia e Cirurgia Reconstrutiva está localizada no Hospital Nisa 9 Octubre de Valência; o Dr. Pedro T. Gómez Cía, chefe da Unidade de Cirurgia Plástica e Tratamento de Queimaduras Graves do Hospital Universitário Virgen del Rocío de Sevilha; o Dr. José Luis Martín del Yerro Coca, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica, Cosmética e Reconstrutiva do Hospital Universitário Quirónsalud de Madrid; o Dr. Jorge Planas, diretor médico da Clínica Planas; e a Dra. Purificación Holguín, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário de Getafe.
No que diz respeito à Cirurgia Torácica, inclui especialistas como o Dr. Francisco Javier Moradiellos Díez, chefe do Departamento de Cirurgia Torácica do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid, entre outros centros; o Dr. Ignacio Muguruza Trueba, chefe do Departamento de Cirurgia Torácica dos Hospitais Universitários Fundación Jiménez Díaz, Rey Juan Carlos, Infanta Elena e General de Villalba; e o Dr. Juan José Fibla Alfara, chefe clínico do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Universitari Sagrat Cor de Barcelona.
Em Dermatologia, o Dr. Ricardo Ruiz Rodríguez, da Clínica Dermatológica Internacional e diretor da Unidade de Dermatologia Médico-Cirúrgica, Estética e Capilar do Hospital Ruber Internacional; a Dra. Yolanda Gilaberte Calzada, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Miguel Servet de Saragoça; o Dr. Pedro Jaén Olasolo, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Miguel Servet de Saragoça; e o Dr. Pedro Jaén Olasolo, chefe da Unidade de Dermatologia Médico-Cirúrgica, Estética e Capilar do Hospital Miguel Servet de Saragoça. Pedro Jaén Olasolo, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Ramón y Cajal de Madrid, que também exerce na sua clínica Grupo Pedro Jaén; o Dr. José María Ricart Vayá, diretor médico do IMR; e a Dra. Leticia Calzado Villarreal, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Torrejón.
Em Diagnóstico por Imagem, destacam-se o Dr. Juan Álvarez-Linera Prado, chefe de Neurorradiologia do Departamento de Diagnóstico por Imagem do Hospital Ruber Internacional; o Dr. Jaime Fernández Cuadrado, chefe do Serviço de Diagnóstico por Imagem de centros como o Rey Juan Carlos em Móstoles e Infanta Elena em Valdemoro; e o Dr. Vicente Martínez de Vega Fernández, chefe do Serviço de Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid.
Na área de Endocrinologia e Nutrição, destacam-se a Dra. Pilar García Durruti, do Hospital HM Montepríncipe; o Dr. Esteban Jódar Gimeno, chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid, bem como do Hospital Universitário Ruber Juan Bravo e do Hospital Quirónsalud San José; e a Dra. Susana Monereo, chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Gregorio Marañón, bem como do Hospital Ruber Internacional.
No que diz respeito à Fertilidade e à Reprodução Assistida, esta nova subespecialidade junta-se à lista da Forbes com quatro nomes: o Dr. Antonio Pellicer, presidente do IVI RMA Global; o Dr. Juan Antonio García, diretor científico do Centro de Investigação IVIRMA e co-diretor do IVI Madrid; o Dr. Ramón Aurell, chefe da Unidade de Reprodução Assistida do Hospital Quirónsalud de Barcelona e que também exerce no Hospital El Pilar e no Centro Médico Quirónsalud Aribau. Ramón Aurell, chefe da Unidade de Reprodução Assistida do Hospital Quirónsalud de Barcelona e que também exerce no Hospital El Pilar e no Centro Médico Quirónsalud Aribau; e o Dr. Ernesto Bosch, diretor médico de Reprodução Humana do IVI Valência.
Os nomes que se destacam em Ginecologia e Obstetrícia são o Dr. Adolfo López, chefe do Serviço do Hospital Quirónsalud Sagrado Corazón de Sevilha; o Dr. Manuel Albi, chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia dos Hospitais Rey Juan Carlos, General de Villalba, Fundación Jiménez Díaz e Infanta Elena; o Dr. Julio Álvarez Benardi, que dirige o Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Infanta Sofía de San Sebastián de los Reyes, além de ser o chefe da Unidade da Mulher do Hospital Ruber de los Reyes. O Dr. Julio Álvarez Benardi, que dirige o Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Infanta Sofía de San Sebastián de los Reyes, além de ser chefe da Unidade da Mulher do Hospital Ruber Internacional, e o Dr. Rafael Jiménez Ruiz, do Hospital Ruber Internacional, atualmente chefe da Equipa de Ginecologia e Obstetrícia deste centro, onde também é chefe da Unidade da Mulher.
Em hematologia, o Dr. Francesc Bosch, chefe do Departamento de Hematologia do Instituto de Oncologia IOB e chefe do Departamento de Hematologia e diretor do laboratório de hematologia experimental do Hospital Vall d’Hebron de Barcelona; a Dra. Pilar Llamas, chefe de Hematologia e Hemoterapia da Fundação Jiménez Díaz; a Dra. Susana Rives, chefe da Unidade de Leucemias e Linfomas do Serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona; e a Dra. Mª Victoria Mateos, chefe da Unidade de Hematologia do Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona. Susana Rives, chefe da Unidade de Leucemia e Linfoma do Serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona; e a Dra. M.ª Victoria Mateos, especialista do Serviço de Hematologia do Complejo Asistencial Universitario de Salamanca.
Em Imunologia, a Forbes cita a Dra. Silvia Sánchez Ramón, que dirige a Unidade de Imunologia Clínica do Hospital Ruber Internacional de Madrid, e a Dra. Diana Alecsandru, coordenadora da Unidade de Imunologia do IVI RMA.
A Medicina Interna inclui a Dr.ª Raquel Blasco, chefe da Unidade de Medicina Interna do Centro Regional de Medicina Desportiva de Castela e Leão (CEREMEDE); o Dr. Ángel Charte González, diretor médico do Campeonato do Mundo de MotoGP e chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital Universitari Dexeus; e o Dr. Javier Taboada Illán, especialista em Medicina Interna do Hospital Ruber Internacional.
A área de Pneumologia também está incluída, e a lista inclui a Dra. Marina Blanco, chefe da Unidade Especializada de Asma de Alta Complexidade do Hospital Universitário da Corunha, com uma experiência destacada em asma, fibrose quística e bronquiectasias; o Dr. José María Echave-Sustaeta, médico especialista em asma, fibrose quística e bronquiectasias; e o Dr. José María Echave-Sustaeta, médico especialista em asma, fibrose quística e bronquiectasias. José María Echave-Sustaeta, chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid, além de exercer noutros centros como o Hospital Universitário La Luz e Ruber Juan Bravo; e a Dra. Sarah Béatrice Heili Frades, médica assistente do Serviço de Pneumologia da Fundación Jiménez Díaz, onde é responsável pela Unidade de Cuidados Respiratórios Intermédios (UCIR).
Em Neurocirurgia, o Dr. Ricardo Díez Valle, chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitario Fundación Jiménez Díaz; o Dr. Francisco González-Llanos Fernández de la Mesa, chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Quirónsalud Sur Alcorcón; o Dr. Francisco Villarejo Ortega, chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital La Luz; o Dr. Jorge Diamantopoulus, chefe do Serviço de Neurocirurgia dos HM Hospitales; e o Dr. Pablo Clavelo Clavelo, chefe do Serviço de Neurocirurgia dos HM Hospitales. Francisco Villarejo Ortega, chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital La Luz; Dr. Jorge Diamantopoulus, chefe do Serviço de Neurocirurgia do HM Hospitales; e Dr. Pablo Clavel Laria, diretor de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral do Instituto Dr. Clavel do Hospital Quirónsalud Barcelona.
Em Neurologia, o Dr. Rafael Arroyo, especialista em Esclerose Múltipla e Alzheimer, é chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Universitário Ruber Juan Bravo e do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid; o Dr. Oriol Franch Ubía, chefe da Unidade de Neurologia do Hospital Ruber Internacional; o Dr. Mar Mendibe Bilbao, diretor científico do Instituto de Investigação Biocruces Bizkaia; e o Dr. Jesús Porta, chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz.
Em Oftalmologia, a especialidade dedicada à visão inclui o Dr. Carlos Mateo, sócio fundador e oftalmologista especializado em retina do IMO Miranza Group; a Dra. Elena Barraquer Compte, do Centro de Oftalmologia Barraquer; o Dr. Amadeu Carceller, assistente do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Vall d’Hebrón de Barcelona, onde faz parte do Departamento de Glaucoma; e o Dr. Ignacio Jiménez-Alfeller, do Departamento de Glaucoma. Amadeu Carceller, assistente do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Vall d’Hebrón de Barcelona, onde faz parte do Departamento de Glaucoma; e o Dr. Ignacio Jiménez-Alfaro Morote, chefe do Serviço de Oftalmologia da Fundação Jiménez Díaz.
Em Oncologia Médica, o Dr. Jesús García-Foncillas, diretor do OncoHealth Oncology Institute e diretor do Departamento de Oncologia da Fundación Jiménez Díaz e diretor da Divisão de Oncologia Translacional do Instituto de Investigação Sanitária FJD-UAM; a Dra. Lucía G. Cortijo, chefe do Departamento de Oncologia do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid; o Dr. Luis Madero, chefe do Departamento de Oncologia do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid; o Dr. Luis Madero, chefe do Departamento de Oncologia da Fundación Jiménez Díaz e diretor da Divisão de Oncologia Translacional do Instituto de Investigação Sanitária FJD-UAM. Luis Madero, Chefe do Departamento de Onco-hematologia do Hospital Infantil Universitário Niño Jesús; Dr. Josep Tabernero, Chefe do Departamento de Oncologia do Hospital Universitário Vall d’Hebron, Diretor do VHIO e Chefe da sua Unidade de Investigação em Terapia Molecular do Cancro; Dr. Lluis Cirera, Chefe do Departamento de Oncologia Médica do Hospital Universitário Sagrat Cor; e Dr. Antonio Cubillo, do Centro Integral de Oncologia Clara Campal (CIOCC) do HM San Chinarro.
Da Oncologia Radioterápica fazem parte o Dr. Elia del Cerro Peñalver, chefe do Serviço de Oncologia Radioterápica do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid; o Dr. Raymon Miralbell, consultor do Centro de Terapia de Protões Quirónsalud; a Dra. Aurora Rodríguez, reconhecida especialista em Defesa Nuclear, Bacteriológica e Química, chefe do Serviço de Oncologia Radioterápica do Hospital Ruber Internacional; a Dra. Virginia Ruiz Marín, médica assistente do Hospital Ruber Internacional; a Dra. Virginia Ruiz Marín, médica assistente do Hospital Ruber Internacional. Aurora Rodríguez, reconhecida especialista em Defesa Nuclear, Bacteriológica e Química, chefe do Serviço de Radioterapia Oncológica do Hospital Ruber Internacional; Dra. Virginia Ruiz Marín, médica assistente do Serviço de Radioterapia Oncológica do Hospital Universitário de Burgos; e Dra. Stephanie Bolle, chefe do Serviço de Radioterapia Oncológica do Centro de Protonterapia Quirónsalud.
Em Otorrinolaringologia, o Dr. Carlos Ruiz Escudero, chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid, que também exerce no Hospital Quirónsalud San José e no Hospital Universitário La Luz; e o Dr. José Miguel Villacampa Aubá, chefe adjunto do Departamento de Otorrinolaringologia e Patologia Cervicofacial da Fundação Jiménez Díaz.
Em Pediatria, o Dr. Héctor Boix, chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Quirónsalud Barcelona; o Dr. Fernando Cabañas, chefe do Serviço de Pediatria e Neonatologia do Hospital Universitário Quirónsalud Madrid e do Hospital San José; e a Dra. María José Lirola, chefe do Serviço de Pediatria do Grupo IHP do Hospital Quirónsalud Sagrado Corazón de Sevilha.
Do lado da Traumatologia e Cirurgia Ortopédica, o Dr. Emilio Calvo, chefe do Departamento de Cirurgia Ortopédica e Traumatologia da Fundação Jiménez Díaz, bem como dos Hospitais Universitários Rey Juan Carlos, Infanta Elena e General de Villalba; o Dr. Ferran Pellisé, diretor do Instituto de Coluna de Barcelona do Hospital Quirónsalud Barcelona e chefe da Unidade de Coluna do Hospital Universitário Vall d’Hebron. Ferran Pellisé, diretor do Instituto de Coluna de Barcelona do Hospital Quirónsalud Barcelona e chefe da Unidade de Coluna do Hospital Universitario Vall d’Hebron e diretor da Unidade de Coluna do Hospital Quirónsalud Barcelona; Dr. Luis Álvarez Galovich, diretor da Unidade de Coluna do Hospital Quirónsalud Barcelona. Luis Álvarez Galovich, chefe adjunto do Serviço de Traumatologia e Cirurgia Ortopédica do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz; o Dr. Ramón Cugat Bertomeu, diretor do Instituto Cugat e codiretor do Serviço de Cirurgia Ortopédica e Traumatologia do Hospital Quirónsalud Barcelona; e a Dra. Inmaculada Gómez Arrayás, chefe da Unidade de Traumatologia e Cirurgia Ortopédica do Hospital Ruber Internacional.
A área de Urologia inclui o Dr. Antonio Alcaraz, especialista do Centro Médico Teknon e chefe do Serviço de Urologia e Transplante Renal do Hospital Clinic de Barcelona; o Dr. Ramiro Cabello, chefe adjunto do Serviço de Urologia da Fundación Jiménez Díaz; a Dra. Carmen González, chefe do Departamento de Urologia da Fundación Jiménez Díaz; e o Dr. Miguel Sánchez Encinas, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Universitario Rey Juan Carlos de Madrid. Carmen González, chefe do Departamento de Urologia da Fundación Jiménez Díaz; e o Dr. Miguel Sánchez Encinas, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Rey Juan Carlos em Móstoles, bem como chefe do Serviço de Urologia do Ruber Internacional Centro Médico Habana.
Mais uma vez este ano, a revista destaca a excelência médica em todos os aspectos da assistência, investigação e ensino, posicionando os melhores especialistas nas suas respectivas disciplinas, com base na sua contribuição para a especialidade nos últimos anos, prémios recebidos, ocupação de cargos de responsabilidade ou presença nos meios de comunicação social, entre outros critérios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Forbes revela os “100 melhores médicos de Espanha”
{{ noCommentsLabel }}