Iberdrola BP Pulse investe 75 milhões em pontos elétricos em Portugal até 2026

A empresa de infraestruturas de carregamento elétrico quer ter 600 pontos operacionais até ao final deste ano, e já tem os direitos assegurados para outros 900.

A Iberdrola bp Pulse, a parceria entre a Iberdrola e a BP para a mobilidade elétrica e com foco no carregamento elétrico ultrarrápido, prevê investir um total de 75 milhões de euros em Portugal até ao final de 2026.

O objetivo foi divulgado esta manhã num evento com jornalistas. Atualmente, a parceria conta 180 pontos de carregamento em Portugal, esperando chegar ao final de 2025 com cerca de 600 pontos operacionais.

De momento, a empresa já tem assegurados os direitos sobre locais para a instalação de outros 900 pontos de carregamento, que lhe permitirão chegar a um total de 1.500 pontos no país. Mas o horizonte no qual vão ser executados depende do processo de licenciamento.

A empresa indica que as suas infraestruturas são as únicas a estar integralmente cobertas com a opção de pagar através de terminal multibanco, uma solução útil para clientes esporádicos, estrangeiros ou que simplesmente não tenham ainda cartão de carregamento ou aplicação. “Estamos a ter muita utilização”, indica Ricardo Pacheco, o gestor da Iberdrola BP Pulse em Portugal.

“Estamos a criar uma rede para o futuro”, indica o responsável, na medida em que os pontos de carregamento vão apostar em postos que podem chegar aos 400 KW. São potências que, reconhece, a maioria dos veículos ainda não consegue tirar partido (os pontos podem ser usados mas sem aproveitar o total do potencial), mas que serão úteis à medida que os modelos vão evoluindo. À data, existem oito pontos de carregamento com a potência de 400 KW em Portugal, todos da Iberdrola BP Pulse.

Estes postos estão espalhados por 55 concelhos a nível nacional, mas deverão estender-se a 92 concelhos até ao final de 2025. A ideia é, ainda, que parte dos novos pontos de carregamento estejam adaptados a veículos pesados, mas este objetivo não deverá ser concretizado já em 2025.

Em paralelo, a operadora de pontos de carregamento está a desenvolver serviços para frotas profissionais, em parceria com os sócios BP e Iberdrola, que podem vir a traduzir-se em pacotes de preço mais favoráveis para estes clientes, que representam 60% do volume de utilização em Portugal. Em cima da mesa está a hipótese de oferecer preços mais baixos para que os clientes empresariais desloquem os seus consumos para horas menos concorridas, como as da noite.

Estes pacotes vão estar em avaliação enquanto a regulação estabiliza. De momento, está em consulta pública uma proposta que Ricardo Pacheco diz ter “altas expectativas” de que será aprovada. Com as alterações previstas “podemos ser mais eficientes e oferecer melhores valores aos clientes”. Durante muitos anos, diz, valorizou o modelo instituído em Portugal, mas assume que para o mercado crescer é necessário mudar a legislação no sentido da proposta.

A Iberdrola BP Pulse assume-se como o maior operador ibérico de carga ultrarrápida, embora em Portugal, isoladamente, não seja líder. Espera terminar o ano com 2.000 pontos de carregamento na Península Ibérica, e até 2030 o objetivo é chegar aos 12.000.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola BP Pulse investe 75 milhões em pontos elétricos em Portugal até 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião