Após turbulência, Wall Street termina no verde. S&P teve a melhor semana desde 2023

No balanço da semana, o S&P ganhou 5,7%, o melhor resultado semanal desde novembro de 2023, e o Nasdaq e Dow Jones subiram, respetivamente, 7,29% e 4,95%.

Após uma semana de “loucos” nas bolsas mundiais, os principais índices norte-americanos fecharam a sessão desta sexta-feira em terreno positivo, num dia em que vários bancos apresentarem bons resultados, apesar do contexto económico marcado por incertezas crescentes devido à política comercial da Administração Trump.

O índice de referência S&P 500 avançou 1,81%, para 5.363,36 pontos. Também o industrial Dow Jones somou 1,56%, para 40.212,71 pontos. A subir mais de 2% ficou o tecnológico Nasdaq (2,06%), avançando para 16.724,46 pontos.

No balanço da semana, o S&P ganhou 5,7%, o melhor resultado semanal desde novembro de 2023, e o Nasdaq e Dow Jones subiram, respetivamente, 7,29% e 4,95%.

Após oscilarem durante o dia, os principais índices começaram a subir após a garantia da presidente da Reserva Federal (Fed) de Boston, Susan Collins, de que estão preparados para manter a funcionar os mercados financeiros, caso seja necessário. Também o presidente da Fed de Nova Iorque, John Williams, afirmou que a economia norte-americana não está a entrar num período de inflação elevada e de baixo crescimento e que a Fed atuará para manter afastada a “estagflação”.

Esta sexta-feira, as gigantes da banca norte-americana Morgan Stanley, JP Morgan Chase e Wells Fargo apresentaram os resultados do primeiro trimestre, que espelharam números acima das estimativas dos analistas.

O Morgan Stanley fechou os primeiros três meses do ano com receitas líquidas de 17,7 mil milhões de dólares, superando em quase 7% os 16,56 mil milhões de dólares antecipados pelos analistas. Já o JP Morgan Chase, que aunciou um aumento de 12% do dividendo, reportou receitas de 46 mil milhões de dólares (que compara com uma previsão dos analistas de 44,39 mil milhões).

Igualmente positivos foram os resultados do primeiro trimestre do Wells Fargo, que também esta sexta-feira apresentou lucros por ação de 1,39 dólares, com os lucros líquidos a subirem para 4,9 mil milhões — um aumento homólogo de 6%.

Os resultados destes três bancos norte-americanos com forte expressão na maior economia do mundo demonstram a capacidade do setor financeiro norte-americano em adaptar-se às condições macroeconómicas desafiantes. Contudo, os alertas sobre o impacto potencial das políticas comerciais protecionistas e o risco crescente de recessão permanecem no horizonte.

O presidente norte-americano, Donald Trump, “continua otimista” quando à possibilidade de um acordo comercial com a China. As duas potências estão envolvidas numa escalada do duelo comercial iniciado por Trump com as tarifas impostas aos produtos chineses. Antes, o presidente norte-americano afirmou na sua rede social, Truth Social, que a política aduaneira está a “funcionar realmente bem”.

“A nossa política de direitos aduaneiros está a funcionar realmente bem. É emocionante para a América e para o mundo. Está a avançar rapidamente”, escreveu, depois de a China ter anunciado o aumento para 125% das taxas aduaneiras aos produtos norte-americanos e depois de os Estados Unidos terem decidido aplicar um total de 145% aos produtos chineses.

Esta declaração de Trump surge numa altura em que a moeda, a dívida e as ações norte-americanas estão sob ataque nos mercados, num contexto de escalada de tensão comercial com a China. A Organização Mundial do Comércio disse prever que esta situação possa causar uma quebra de 3% no comércio mundial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Após turbulência, Wall Street termina no verde. S&P teve a melhor semana desde 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião