Manie levanta um milhão e vai ajudar a baixar custos de energia em Espanha
Startup que promete ajudar a reduzir custos de energia aponta mira a Espanha. Até ao final do ano quer chegar aos 10 mil clientes neste mercado.
Depois de levantar 100 mil euros no ano passado para ajudar consumidores e empresas a baixar os custos da energia, a startup portuguesa Manie fechou uma ronda de um milhão de euros para entrar em Espanha no verão. Até o final do ano, quer chegar aos 10.000 clientes do outro lado da fronteira.
“A entrada em Espanha está prevista para o período de verão. Estamos já a treinar o nosso modelo com faturas de comercializadoras espanholas e vamos lançar uma campanha para angariação de faturas de clientes em Espanha”, adianta André Pedro, CEO do Manie.
Para já, a internacionalização da startup não passa pela abertura de um escritório. “Numa fase inicial não teremos um escritório físico. No entanto, prevemos a abertura de escritório em Espanha no final de 2025 ou início de 2026″, admite o cofundador.
Para este novo mercado, a startup tem planos claros de crescimento. “Queremos chegar aos primeiros 10.000 clientes em Espanha até ao final do ano. Sendo que em 2025 consideramos que a faturação será ainda residual, tendo a ambição de superar, em 2026, a faturação do mercado português“, aponta o CEO.
Um plano de expansão alimentado pela ronda de um milhão que acaba de levantar. Liderada pela Shilling, a ronda conta com a participação da Bynd e da Heartfelt, capital de risco alemã onde a startup portuguesa tinha levantado o primeiro cheque de 100 mil euros.
Há cerca de um ano, Itália e França eram mercados igualmente na mira. “Os planos de expansão mantêm-se no futuro, com o objetivo de estar em mais países em 2027. No entanto, o nosso objetivo para 2025 e 2026 é crescer no mercado ibérico e consolidar a nossa posição como o maior e melhor gestor de energia da Península Ibérica”, precisa André Pedro.
13.000 já usam a plataforma
Assente em dois produtos, o Switch e o Autoswitch, a plataforma permite aos clientes, sejam particulares ou empresas, alterar online, por sua ação ou de forma automática (com base nas preferências do consumidor), para uma oferta mais em conta, com a promessa de poupanças nos custos de energia.
Desde setembro do ano passado, data de arranque, “mais de 13.000 clientes usam” o serviço de Autoswitch “para deixarem de ter preocupações com a sua energia”, segundo a empresa. No entanto, já mais de 40.000 clientes pouparam diretamente com o Manie“, adianta o cofundador.
A proposta tem tido maior adesão junto de particulares: “A plataforma dirige-se para os dois segmentos [B2C e B2B], no entanto, a predominância é o segmento B2C”, afirma André Pedro.
“As poupanças são, em média, 40% do valor da fatura logo na primeira troca de contrato. Ao olharmos para os valores anualizados, são mais de dez milhões de euros que já poupamos aos nossos clientes. Pela nossa estimativa há cerca de dois mil milhões de euros gasto a mais em eletricidade e gás em Portugal apenas, todos os anos — ainda temos muitos clientes para ajudar e muito dinheiro para poupar”, considera.
André Pedro não adianta valores de faturação, mas, quando questionado sobre a evolução do negócio, garante que tem tido “uma evolução muito positiva, com crescimentos mensais a todos os níveis”.
Instalados no Greenhub da Unicorn Factory Lisboa, a equipa tem vindo a crescer. “Neste momento somos 14 pessoas e já temos mais três pessoas que se juntarão a nós nas próximas semanas. Estamos a finalizar alguns processos de recrutamento e temos vagas abertas para as equipas de Produto, Data, Tecnologia, Equipa de Suporte e Marketing”, diz.
“Em Espanha, vamos começar a recrutar nas próximas semanas e vamos procurar inicialmente um country launcher, alguém com uma mentalidade de fundador para nos ajudar a lançar este mercado”, sublinha. Até ao final do ano, está planeado o aumento da equipa para cinco colaboradores em Espanha e 20 em Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Manie levanta um milhão e vai ajudar a baixar custos de energia em Espanha
{{ noCommentsLabel }}