Principais empresas da Zona Euro suspendem investimentos devido à guerra comercial

  • Lusa
  • 22 Abril 2025

BCE adianta que muitos prestadores de serviços às empresas sinalizaram que os clientes estão a adiar grandes projetos, tendo em conta a atual incerteza relativa às tarifas.

As principais empresas da Zona Euro estão a suspender os investimentos devido à incerteza sobre as tarifas comerciais impostas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo os resultados dos recentes contactos com o Banco Central Europeu (BCE) divulgados esta terça-feira.

Muitos prestadores de serviços às empresas (incluindo serviços de emprego, TI e consultoria) disseram que os clientes estão a adiar grandes projetos, tendo em conta a atual incerteza em relação, por exemplo, às tarifas“, disse o BCE.

O BCE explicou que os contactos tiveram lugar com representantes de 79 empresas líderes da Zona Euro entre 17 e 26 de março, antes de Trump anunciar novas tarifas em 26 de março e em 02 de abril.

A procura de automóveis de passageiros está a estagnar e permanecerá baixa ou crescerá apenas moderadamente a curto prazo, de acordo com as principais empresas da Zona Euro. No entanto, acrescenta o BCE, a indústria de veículos pesados está a preparar-se para aumentar a produção ainda este ano.

Os produtores de outros equipamentos de transporte têm uma forte produção para poderem cobrir as grandes carteiras de encomendas. Muitas empresas vão esperar para ver o que vai acontecer com as tarifas ou estão céticas quanto à sua introdução ou duração, de acordo com os resultados destes contactos.

As empresas creditam também que as tarifas terão efeitos negativos nos consumidores norte-americanos e que não encorajarão grandes investimentos nos EUA, porque as empresas hesitarão em tomar decisões a longo prazo. “O principal impacto dos anúncios de tarifas até agora foi levar as empresas a suspenderem alguns investimentos e a avaliarem a sua dependência de fatores de produção dos EUA“, segundo o BCE.

As empresas que “reavaliaram as suas perspetivas tendo em conta as tarifas atuais ou previstas esperavam uma redução da atividade e, em geral, preços mais elevados”, adverte a instituição monetária. Quanto ao anúncio do aumento das despesas em defesa na Alemanha e em toda a União Europeia (UE), as empresas esperam que tenha um impacto positivo na atividade económica.

Analistas antecipam nova descida de juros em junho

Por outro lado, os analistas de política monetária esperam que o Banco Central Europeu (BCE) baixe as taxas de juro dos depósitos bancários em 25 pontos base, para 2%, em junho, e as mantenha neste nível até ao início de 2028.

De acordo com um inquérito regular do BCE aos analistas, é previsto o primeiro aumento do preço do dinheiro no segundo trimestre de 2028, para 2,25%.

Na semana passada, o BCE baixou a taxa da facilidade permanente de depósito em 25 pontos base, para 2,25%, porque “o processo de desinflação continua a progredir” e “as perspetivas económicas estão ensombradas por uma incerteza excecional”.

“As perspetivas de crescimento deterioraram-se devido ao aumento das tensões comerciais”, alertou o BCE na semana passada. A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 4 e 5 de junho em Frankfurt.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Principais empresas da Zona Euro suspendem investimentos devido à guerra comercial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião