Insurtech Lovys arranca 2025 com crowdfunding e novos seguros
A mediadora digital, nascida em Leiria, conseguiu novo financiamento através da Croudcube e reforça notoriedade entre as insurtechs europeias. Resposta aos clientes melhorou e tem seguro para lançar.
“Março de 2025 foi o melhor mês da história da Lovys”, garante fonte da insurtech nascida em Leiria pela vontade do empreendedor João Cardoso. O motivo é “reflexo direto da trajetória de consolidação que iniciámos em 2024. Para este ano, o nosso objetivo é continuar a crescer de forma sustentável, investindo no lançamento de novos produtos, como o seguro para scooters, e reforçando a nossa tecnologia e o desenvolvimento das nossas equipas”.

A Lovys começou o ano com boas notícias. Tentou uma operação na Crowdcube, uma relevante plataforma britânica de equity crowdfunding, utilizada para diversificar fontes de financiamento, envolver a comunidade e aumentar a notoriedade de uma marca. A campanha de financiamento da Lovys na Crowdcube foi lançada em novembro de 2024 e encerrou em 17 de dezembro de 2024.
Durante esse período, a Lovys arrecadou 865.109,25 euros atraindo a participação de 123 investidores. Este valor corresponde a 3,4% do capital da Lovys, na altura avaliada em 24,7 milhões de euros, sendo a gestora de fundos FinTLV a maior acionista com 25% do capital. À partida, a empresa pretendia angariar apenas 640 mil euros.
No seu prospeto de apresentação a potenciais investidores do Crowdcube, a Lovys declarou que em 2023 obteve um volume de negócios 2,8 milhões de euros, quase o dobro do ano anterior, enquanto prejuízos atingiram 917 mil euros – em 2021 e 2022, teve resultados líquidos negativos de cerca de nove milhões de euros. Nesse período a dívida da Lovys baixou de 18 milhões de euros para seis milhões, pressupondo o princípio do fim da maior fase de investimento.
O reforço de capital da empresa, que hoje diz competir com a Leocare, Acheel ou Lemonade, complementa uma história que começou em 2017. Em 2019, realizou uma operação inicial (seed) de 3,3 milhões de euros, motivando a Portugal Ventures, a Maif Avenir (hoje Ternel), entidades que um ano depois também estiveram numa operação de financiamento Série A no valor de 17 milhões de euros. Nesta também aderiram a FinTLV, MS&AD, e a Advinta, entre outras.

Sendo mediadora supervisionada em França, Espanha e em Portugal, a Lovys trabalha com as seguradoras Generali, Allianz e Wakam, esta uma companhia que resultou da transformação da tradicional La Parisienne Assurances numa seguradora B2B2C, com produtos de marca branca para distribuidores, entre eles insurtechs com relacionamento direto com os clientes finais.
Este ano vai lançar em França um seguro para scooter, aumentando a sua atual oferta de coberturas habitação, automóvel, cão e gato, smartphone, saúde, seguro de crédito e bicicleta. Em Espanha oferece por enquanto seguro habitação, enquanto em Portugal já tem oferta de seguro para smartphone.
A equipa da Lovys tinha 40 pessoas no final de 2024, dos quais 23 dedicados a tecnologia e ao produto, 4 a seguros e 7 a operações e, de todos, 15 estavam baseados em Leiria, no centro de investigação onde nasceu a Lovys.
Startup Leiria continua a ser a casa da tecnologia
Embora sediada e com maior parte da seu negócio a ser conseguido em França, a ligação da Lovys à Startup Leiria é significativa. A empresa está inserida na IDDnet, uma incubadora de empresas e é considerada uma das scale-ups de maior destaque na região.
Em 2020, a Lovys anunciou a entrada no polo tecnológico em Leiria, uma associação criada pelo Instituto Politécnico de Leiria, a Câmara Municipal de Leiria e a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria. A iniciativa visava reforçar a presença da Lovys em Portugal e apoiar a sua expansão internacional.
“Temos contado com o apoio da Startup Leiria, cuja parceria tem sido um pilar importante no nosso crescimento”, comenta fonte da Lovys. “Tem-nos proporcionado acesso a mentoria estratégica, networking, espaço físico e, sobretudo, a uma rede valiosa de parceiros e investidores”, acrescenta.
Este suporte, segundo a mesma fonte, “tem sido fundamental para o nosso desenvolvimento operacional e para a nossa expansão nacional e internacional, dado que já beneficiámos de conexões com parceiros globais através da Startup Leiria”, conclui.
A investigação tecnológica de Leiria já produziu resultados evidentes. A Lovys anunciou que em dezembro de 2024 o bot do seu site já resolvia 85% das interações com os clientes, quando em três anos apenas 20% eram solucionadas e as restantes a serem resolvidas por contacto direto com os clientes.
No mesmo período aumentaram de 50% para 85% as solicitações de clientes tratadas em menos de 5 minutos, levando a que o indicador NPS (resultado de um inquérito realizado a mais de mil utilizadores, de entre os seus 45 mil clientes) elevava-se a 61, uma positiva diferença proporcional entre clientes que recomendavam a Lovys e os que não a recomendavam.
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