Vendas da Tesla na União Europeia caíram 45% até março

  • Lusa
  • 12:55

Vendas da Tesla na União Europeia caíram 45% no primeiro trimestre do ano, numa altura em que os registos de carros elétricos a bateria aumentaram 12% no mesmo período.

As vendas da Tesla na União Europeia caíram 45% no primeiro trimestre do ano em termos homólogos, enquanto o total de matrículas de carros elétricos aumentou em média 12%, informou esta quinta-feira a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

De janeiro a março, a empresa liderada por Elon Musk vendeu 36.167 veículos, contra 65.774 unidades no mesmo período do ano passado.

No mês de março, a Tesla vendeu 13.860 carros na União Europeia, contra 15.055 no mesmo mês de 2024, o que representa um decréscimo de 7,9% e contrasta com o aumento médio de 23,9% dos carros elétricos no mesmo período.

Os países com os maiores aumentos nas vendas de carros elétricos em março foram a Letónia (+344%), Chipre (140%) e Espanha (68,9%), enquanto a Estónia (-29,3%) teve o pior registo, seguida da França (-6,6%).

No primeiro trimestre, face ao mesmo período de 2024, as matrículas de automóveis de todos os tipos de motores no mercado único caíram 1,9%.

Vendas de automóveis na UE caem 1,9% no primeiro trimestre

As vendas de automóveis na União Europeia caíram 1,9% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2024, mas os registos de carros elétricos a bateria aumentaram 12% no mesmo período, informou esta quinta-feira a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

“Isto reflete um contexto económico global particularmente desafiante e imprevisível para os fabricantes de automóveis”, refere a associação em comunicado, acrescentando que na comparação entre março de 2024 e março de 2025, as vendas caíram 0,2%.

O registo de 412.997 carros elétricos no primeiro trimestre do ano levou os veículos movidos a bateria para 15,2% da quota de mercado da UE, superior à de 12% de há um ano, embora esse nível esteja “ainda longe das expectativas”, disse a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

Em março, as matrículas de automóveis elétricos aumentaram 17,1% e, entre os principais mercados da UE, registaram-se fortes aumentos em Espanha (93%), Alemanha (+35,5%) e Itália (74,8%), enquanto em França diminuíram 13,9%.

Em termos homólogos, no primeiro trimestre, as vendas de veículos elétricos registaram um aumento global de 23,9%, com subidas significativas em Espanha (68,9%), Alemanha (38,9%), Itália (72,5%), Bélgica (+29,9%) e Países Baixos (+7,9%), mas uma descida de 6,6% em França.

Os híbridos plug-in viram as suas vendas aumentar 12,4% e os híbridos não plug-in 23,9% em março, enquanto no conjunto do primeiro trimestre foram registados mais 1,1% de híbridos plug-in e mais 20,7% de híbridos não plug-in.

Entre janeiro e março, o crescimento homólogo dos híbridos plug-in foi liderado pela França (+47,5%), Espanha (+36,6%), Itália (+15,3%) e Alemanha (+10,5%).

A quota de mercado dos híbridos na UE situou-se em 35,5% e a soma dos veículos elétricos e híbridos atingiu uma quota de mercado de 59,2% dos novos registos na UE em março de 2025, contra 49,1% no ano anterior, afirmou a ACEA.

Os automóveis com motor de combustão (diesel e gasolina) viram a quota cair num ano de 48,3% para 38,3%.

Entre janeiro e março, o número de matrículas de automóveis a gasolina diminuiu 20,6%, com quebras em todos os principais mercados: França (-34,1%), Alemanha (-26,6%), Itália (-15,8%) e Espanha (-9,5%), deixando a quota de mercado em 28,7%, contra 35,5% um ano antes.

Os registos de automóveis a gasóleo diminuíram 27,1%, representando agora apenas 9,5% do mercado da UE.

Além disso, em março de 2025, a variação homóloga mostrou uma queda de 20,7% nos registos de automóveis a gasolina e uma queda de 25,5% nos registos de automóveis a gasóleo, disse a ACEA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas da Tesla na União Europeia caíram 45% até março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião