Portugueses nunca viajaram tanto para fora como em 2024. Espanha, França e Itália foram os principais destinos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11:30

Viagens ao estrangeiro registaram tendência inversa às deslocações “dentro de portas” e ao total de viagens realizadas ao longo do ano passado, que caíram 4,7% e 3,2%, respetivamente.

Os residentes em Portugal realizaram 22,9 milhões de viagens em 2024, o que representa uma diminuição de 3,2% face ao ano anterior, segundo os dados provisórios divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A quebra foi influenciada, sobretudo, pelo recuo de 4,7% nas deslocações em território nacional, num total de 19,5 milhões, refletindo, por sua vez, os “decréscimos expressivos” dos dois primeiros trimestres do ano. A região Centro destacou-se como o principal destino, concentrando 29,9% do total de viagens, seguindo-se o Norte (25,0%).

No entanto, as viagens ao estrangeiro cresceram 6,2%, atingindo um máximo histórico de 3,4 milhões de deslocações. Espanha, França e Itália foram os principais destinos dos portugueses durante o ano passado, embora tenham perdido expressão em comparação com 2023.

Variação homóloga das viagens dos residentes, por destino, trimestral

Fonte: INE

De acordo com o serviço estatístico, as viagens “dentro de portas” representaram 85% do total de viagens dos residentes no ano passado, sendo que a maioria foi para “lazer, recreio ou férias” — segmento que teve um peso de 47,5% e que foi ainda mais predominante nos motivos das deslocações lá fora (70,3%). A duração média das viagens foi de 4,07 noites, um ligeiro recuo face a 2023 (4,08 noites).

Se se tiver em conta apenas o quarto trimestre, os portugueses realizaram 5,3 milhões de viagens, correspondendo a um crescimento homólogo de 3,1%. As viagens em território nacional aumentaram 2,5% face ao mesmo período do ano anterior e corresponderam a 86,2% das deslocações (4,6 milhões), enquanto as viagens com destino ao estrangeiro cresceram 7,0%, totalizando 731,5 mil viagens.

Contrariamente ao conjunto do ano, a “visita a familiares ou amigos” foi a principal motivação para viajar nos últimos três meses de 2024, totalizando 2,5 milhões de viagens (-4,1%), tendo estado na origem de 47,2% do total de viagens. O motivo “lazer, recreio ou férias” esteve associado a 2,0 milhões de viagens realizadas (+7,5%), o que representou 37,7% do total, enquanto as viagens por motivos “profissionais ou de negócios” (412,3 mil) corresponderam a 7,8% do total.

(Notícia atualizada às 12h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses nunca viajaram tanto para fora como em 2024. Espanha, França e Itália foram os principais destinos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião