5 coisas que vão marcar o dia
A Direção-Geral do Orçamento divulga as contas públicas até março e o INE o desemprego em Portugal. Já o Eurostat vai apresentar a estimativa rápida do crescimento da economia na UE.
Esta segunda-feira, a Direção-Geral do Orçamento vai mostrar como evoluíram as contas públicas até março e o INE como evoluiu o desemprego em Portugal. Já o Eurostat vai apresentar a estimativa rápida do crescimento da economia na Zona Euro e na União Europeia relativos ao primeiro trimestre do ano. A marcar o dia está ainda a apresentação de resultados do Banco Santander Portugal e do CaixaBank e o debate entre Montenegro e Pedro Nuno Santos.
Como evoluem as contas públicas?
A Direção-Geral do Orçamento (DGO) vai divulgar a síntese de execução orçamental até março. O Estado registou, em fevereiro, um excedente orçamental, em contabilidade pública, de 2.098,1 milhões de euros, uma melhoria de 1.250,1 milhões de euros face ao período homólogo. Esta evolução resulta sobretudo de um crescimento de 15,3% da receita fiscal, designadamente do IRC, IRS e IVA. No arranque do ano, em janeiro, as Administrações Públicas já tinham registado um saldo de 1.672 milhões.
Como vai o desemprego em Portugal?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quarta-feira as estimativas mensais de emprego e desemprego referentes a março. Em fevereiro, a taxa de desemprego fixou-se em 6,4%, apenas 0,1 pontos percentuais acima do registado no mês anterior. Já o emprego voltou a crescer, mantendo-se no nível mais elevado desde 1998.
Como evoluiu o PIB na Zona Euro e na UE?
O Eurostat vai revelar a estimativa rápida do crescimento da economia na Zona Euro e na União Europeia relativos ao primeiro trimestre do ano. No último trimestre de 2024, a economia da Zona Euro cresceu mais rapidamente do que o inicialmente estimado. O PIB dos 20 países que partilham a moeda euro cresceu 0,2% no trimestre face ao último de 2024, acima dos 0,1% estimados anteriormente, mas os números da maioria dos países não sofreram alterações em relação aos dados preliminares, incluindo os da Alemanha e da França, que registaram ambos uma contração.
Santander e CaixaBank apresentam resultados
Esta quarta-feira vai ser ainda marcada pela apresentação dos resultados de dois bancos. Pelas 9h30, o Banco Santander Portugal e o CaixaBank vão revelar os resultados do primeiro trimestre do ano. No ano passado, o Santander Totta registou lucros de 990 milhões de euros em 2024, subindo 10,7% em comparação com o ano anterior. Já o banco espanhol CaixaBank, dono em Portugal do BPI, teve lucros de 5.787 milhões de euros, mais 20,2% do que em 2023.
Pedro Nuno Santos e Montenegro em frente-a-frente
Após um adiamento devido ao apagão de segunda-feira, o debate entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos vai acontecer esta quarta-feira pelas 20h30. O frente-a-frente entre o primeiro-ministro e o líder da oposição será transmitido em simultâneo pela RTP, SIC e TVI, a cerca de três semanas das eleições legislativas agendadas para 18 de maio. Este é o último debate antes da campanha eleitoral, que arranca no dia 4 de maio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}