Grupo EPSA compra consultora financeira FI
A integração das duas empresas resulta numa nova área de negócio com receitas superiores a 182 milhões de euros previstas para 2025.
O grupo francês EPSA, que presta serviços de consultoria operacional a empresas, adquiriu 100% da consultora financeira FI, que gere incentivos ao financiamento em Portugal, Espanha e Brasil. O negócio, cujo valor não foi revelado, cria uma área de negócio com receitas superiores a 182 milhões de euros previstas para 2025.
A integração entre as concorrentes no apoio a procurement (compras) e financiamento para inovação faz com que os serviços de ambas nesta área se estendam a 20 países, mais de 1.800 trabalhadores, aproximadamente 19 mil clientes e cerca de 20 mil projetos anuais analisados, além de 2,6 mil milhões de euros em incentivos sob gestão, de acordo com a informação divulgada esta sexta-feira.
A EPSA é especializada na obtenção de incentivos fiscais como SIFIDE II, RFAI, Patent Box, entre outros, mas também em financiamento através dos programas como o Portugal2030, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e apoios comunitários.
“A partir deste momento, os clientes da FI Group e da EPSA passam a contar com uma cobertura global e uma oferta diversificada orientada para a otimização do desempenho financeiro, apoiada pela mesma gestão profissional de ambas as empresas nos vários países em que operam”, esclarece a empresa comprada, acrescentando que a operação permite-lhe trabalhar com empresas de todas as dimensões em mais países.
No âmbito desta transação, assinada oficialmente, na terça-feira, os acionistas executivos da FI Group continuarão a participar nas operações da empresa, ficam responsáveis pelo processo de transição e asseguram a continuidade das atividades quotidianas. A etapa que se segue é investir na unificação da cultura da empresa (sem detalhes sobre medidas) e na digitalização, inclusive inteligência artificial.
O CEO do grupo EPSA considera que o financiamento da inovação “continuará a ser estratégico para as instituições públicas e as empresas que navegam nas tendências macroeconómicas e geopolíticas globais”.
“Além disso, reforça a forte presença da EPSA no sul da Europa e na região DACH [Alemanha, Áustria e Suíça] permite acelerar o seu desenvolvimento nos Estados Unidos e na América hispânica”, refere Godefroy de Colombe (na fotografia). No âmbito desta aquisição, a FI Group passa a fazer parte de uma empresa com sede em Paris (França) e é criado um novo comité executivo para a gestão da nova unidade de inovação, composto por membros das duas empresas.
A CEO e acionista da FI Group conta que este ‘namoro’ começou há bastante tempo, quando a sociedade considerou, pela primeira vez, a abertura a um investidor para reforçar a capacidade financeira, expandir para novos mercados e acelerar a transformação digital. “O que torna este próximo passo com a EPSA particularmente interessante é, não só a adequação estratégica, mas também o alinhamento cultural”, assinalou María Corominas, garantindo que estão “agora em posição de oferecer uma proposta de valor ainda mais sólida e internacional”.
Na opinião do diretor-geral da FI Group Portugal, este acordo “cria sinergias significativas”, porque combina a especialização da sua empresa em financiamento à investigação e desenvolvimento (I&D) e inovação com “ampla” oferta de serviços da EPSA ao nível da eficiência operacional e financeira.
“Teremos maior capacidade de resposta às necessidades dos nossos clientes, presença reforçada em mercados internacionais e uma proposta de valor ainda mais sólida e diferenciadora”, garante Paulo Reis (na fotografia abaixo).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grupo EPSA compra consultora financeira FI
{{ noCommentsLabel }}