5 coisas que vão marcar o dia
Líderes dos partidos com assento parlamentar debatem na rádio no mesmo dia que tem início o julgamento do caso BES Angola. BPI divulga resultados.
Num início de semana marcado desde logo pela queda do preço dos combustíveis, os líderes dos partidos com representação parlamentar medem forças e argumentos no debate das rádios. No campo da justiça, arranca o julgamento do caso BES Angola, enquanto o BPI divulga os seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2025. O Banco de Portugal (BdP) divulga também a sua análise da execução orçamental referente ao mês de março
BPI divulga resultados
O BPI divulga os resultados do seu primeiro trimestre do ano esta segunda-feira. Na semana passada soube-se que o banco português BPI contribuiu no primeiro trimestre do ano com 94 milhões de euros para os lucros do grupo financeiro espanhol CaixaBank, menos 15,3% do que no mesmo período de 2024. A nível internacional, as marcas automóveis Ford e Audi também apresentam os seus resultados trimestrais.
Partidos com representação parlamentar debatem na rádio
O debate das rádios no âmbito das legislativas de 18 de maio, com todos os líderes dos partidos com representação parlamentar, acontece esta segunda-feira. O debate é transmitido em simultâneo pela Antena 1, Observador, Renascença e TSF a partir das 9h30 e vai contar com a presença dos líderes do PSD, PS, Chega, Iniciativa Liberal, PCP, Bloco de Esquerda, Livre e PAN.
Início do julgamento do processo BES Angola
Tem hoje início o julgamento do caso BES Angola, no qual Ricardo Salgado e o ex-presidente da sucursal angolana do banco, Álvaro Sobrinho, estão acusados de abuso de confiança, burla e branqueamento. O antigo presidente do BES Angola já disse que vai faltar ao julgamento do processo em que é acusado de desviar 400 milhões de euros alegando que, embora quisesse estar presente em todas as sessões, o Estado português não lhe deu condições para tal. Ainda na área da justiça, arranca também esta segunda-feira o julgamento de Cristina Rodrigues deputada do Chega acusada de ter apagado quatro mil emails do PAN, na altura em que era deputada deste partido.
Como foi a execução orçamental?
O Banco de Portugal (BdP) divulga hoje a sua análise da execução orçamental referente ao mês de março. A execução orçamental é o conjunto de operações que refletem a cobrança de receitas e o pagamento de despesas previstas no Orçamento do Estado. O BdP apresenta ainda as estatísticas do mercado secundário, ou seja, as que compreendem as transações em bolsa ou fora dela sobre títulos que se encontram em circulação, referente a abril.
Combustíveis ficam mais baratos
O início desta semana é também marcado pela queda do preço dos combustíveis. A gasolina deverá descer dois cêntimos e o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, 1,5 cêntimos. Quando for abastecer, deverá assim pagar 1,517 euros por litro de gasóleo simples e 1,667 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Caso esta tendência se venha a confirmar, é preciso recuar à semana de 3 de julho de 2023 para encontrar o litro do gasóleo mais barato (1,484) e a 30 de setembro do ano passado (1,659) para encontrar um preço inferior da gasolina.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}