ASF expõe obras publicitárias de Raul Caldevilla sobre seguros em Portugal
A exposição reúne e dá a conhecer uma coleção de cartazes produzidos por Raul de Caldevilla, percursor da publicidade em Portugal, para a indústria seguradora entre 1914 a 1923.
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) inaugura a exposição “Cartazes publicitários no setor segurador – O legado de Raul de Caldevilla” esta segunda-feira pelas 17h30 na sua sede.

A exposição reúne e dá a conhecer uma coleção de 14 cartazes que integram o acervo do regulador produzidos por Raul de Caldevilla para a indústria seguradora entre 1914 a 1923.
Raúl de Caldevilla é considerado o precursor da publicidade moderna em Portugal. Fundou a Invicta Filmes e, criou, em 1914, o Escritório Técnico de Publicidade, uma das primeiras agências de publicidade do país.
“Ao longo da sua carreira de publicitário, que se estendeu por quatro décadas, produziu numerosos trabalhos para cerca de três dezenas de companhias de seguros, onde se destacam diversos cartazes de grandes dimensões e de grande interesse plástico, artístico e histórico, de que a ASF possui o conjunto de exemplares objeto desta mostra”, indica o regulador.
Antes da inauguração, realizar-se-á uma sessão de apresentação da exposição a partir das 16h00 cuja abertura ficará a cabo de Margarida Corrêa de Aguiar, presidente do regulador de seguros. O evento contará com a participação de académicos e especialistas em comunicação publicitária e que será transmitida em direto através do site da ASF.
O painel dedicado ao tema “Caldevilla e os seguros” contará com Eduardo Cintra Torres, professor auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP), e de Pedro Almeida Leitão, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), autores de um trabalho de investigação sobre a história da publicidade em Portugal e “cuja colaboração com a ASF se revelou fundamental para a realização desta iniciativa”.
Com uma intervenção sobre o tema “Do cartaz ao digital: a evolução das marcas na publicidade”, Carlos Coelho, Presidente da Ivity Brand Corp, introduzirá a perspetiva evolutiva da expressão publicitária nesta sessão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ASF expõe obras publicitárias de Raul Caldevilla sobre seguros em Portugal
{{ noCommentsLabel }}