Bruxelas autoriza Sodecia a entrar no capital da alemã HUF
Executivo comunitário justifica ‘luz verde’ à operação com o facto de as empresas não operarem no mesmo mercado nem em mercados verticalmente relacionados.
A Comissão Europeia autorizou esta segunda-feira a empresa portuguesa Sodecia, do ramo automóvel, a entrar no capital da companhia alemã de componentes para veículos Huf, por considerar que o negócio não causa preocupações para a concorrência da União Europeia (UE).
“A Comissão Europeia aprovou, nos termos do Regulamento das Concentrações da UE, a aquisição do controlo conjunto da Huf Hülsbeck & Fürst GmbH & Co. KG e Huf Industrieverwaltung GmbH pela Huf Holding GmbH & Co. KG, ambas da Alemanha, e a Sodecia Participações Sociais, S.G.P.S., S.A. de Portugal”, indica o Executivo comunitário em comunicado.
Apontando que a operação diz respeito sobretudo ao desenvolvimento e produção de peças para veículos automóveis, a instituição justifica a ‘luz verde’ com o facto de o negócio “não suscitar preocupações em matéria de concorrência, uma vez que as empresas não operam no mesmo mercado nem em mercados verticalmente relacionados“.
A operação foi examinada no âmbito do procedimento simplificado de análise das concentrações.
Num comunicado ao mercado divulgado em dezembro de 2024, a Sodecia anunciou a entrada no capital social do grupo HUF sujeito ao aval das autoridades de concorrência.
“A entrada da Sodecia far-se-á em várias fases, começando com uma participação minoritária de 30% e aumentando progressivamente até à aquisição da totalidade do capital social. Participaremos na gestão desde o início, mas com uma posição minoritária nos órgãos sociais”, indicou a empresa portuguesa na nota divulgada na altura.
A Sodecia é um grupo industrial português fundado em 1980 e que opera em 14 países do mundo (na Europa, África, América do Sul, América do Norte e Ásia Pacífico) enquanto fornecedor no ramo automóvel.
Por seu lado, o grupo alemão HUF é o especialista em sistemas seguros de acesso e autorização de automóveis e fornece soluções mecânicas, eletrónicas e de software para a indústria automotiva global, estando presente em 17 locais na Europa, América e Ásia.
No ano financeiro de 2023, esta companhia alemã gerou vendas de mais de 1,2 biliões de euros e empregou 7.500 pessoas em todo o mundo.
A Sodecia estava também na corrida à compra da Efacec, em consórcio com a Visabeira, mas foi o fundo alemão Mutares que adquiriu a empresa da Maia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas autoriza Sodecia a entrar no capital da alemã HUF
{{ noCommentsLabel }}