Sodecia volta a disputar Efacec. Mota-Engil também está interessada

  • ECO
  • 16 Dezembro 2022

A portuguesa Sodecia está novamente entre os grupos interessados na reprivatização da Efacec, bem como o fundo norte-americano Oaktree. Construtora Mota-Engil entra sozinha na corrida.

Entre os oito interessados na reprivatização da Efacec, quatro são nacionais e a outra metade é estrangeira, avança o Expresso (acesso pago). Alguns já tinham mostrado interesse nas operações anteriores, como o fundo norte-americano Oaktree e a portuguesa Sodecia. Mas também há novos interessados: dos grupos portugueses, a construtora Mota-Engil; a Carpin, empresa de um ex-presidente da Efacec, António Cardoso Pinta; e a Efaflu, da família Ricca, antiga acionista da empresa.

Quanto aos investidores estrangeiros interessados, além da Oaktree, estão também o fundo alemão Mutares, especialista em aquisição de empresas em dificuldades; o fundo inglês Enoda, e um fundo asiático. A bracarense DST, que chegou a ter um acordo para comprar a Efacec na última operação de privatização, está definitivamente fora da corrida.

O Governo tem procurado negociar um perdão de dívida junto dos bancos credores — a CGD, o BCP, o Novobanco e o Montepio —, o que, segundo o Expresso, deverá acontecer, embora dependa do hair-cut proposto. Fonte da banca citada pelo jornal refere que a viabilização da empresa “implicará um esforço de todos, já que a insolvência seria certamente pior”. Os bancos têm um crédito de 115 milhões de euros na Efacec, nacionalizada em junho de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sodecia volta a disputar Efacec. Mota-Engil também está interessada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião