Atividade económica diminuiu 15% no dia do apagão
Queda no indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal não era tão elevada desde o verão de 2020, altura da pandemia.
A atividade económica caiu 14,8% no dia do apagão que paralisou o país na semana passada. Uma queda que não era tão elevada desde o verão de 2020, durante o período pandémico, de acordo com dados do Banco de Portugal.
Na semana terminada a 4 de maio, o indicador diário de atividade económica (DEI) do supervisor bancário aponta para uma taxa de variação homóloga da atividade inferior à observada na semana anterior, “refletindo, em particular, a queda de cerca de 15% no dia do apagão”.

Uma falha energética, em 28 de abril, deixou Portugal continental e Espanha às escuras, bem como algumas localidades em França. Sem energia, houve aeroportos fechados, centros comerciais encerrados, muita restauração e comércio encerrado e constrangimentos na venda de combustíveis.
Ao ECO, os economistas assinalaram o impacto que o apagão terá na evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre. Segundo contas de Pedro Braz Teixeira, diretor do gabinete de estudos do Fórum para a Competitividade, a falha poderá “retirar 0,1% a 0,2% ao crescimento do segundo trimestre”, devido à paragem da produção não compensada.
“Se considerarmos a paralisação da produção talvez chegamos a uma perda de 1%, mas alguma é compensada nas semanas seguintes. Porém, há sempre atividade que não se compensa”, aponta.
Ricardo Ferraz, professor no ISEG e na Universidade Lusófona, por sua vez estima que a paralisação poderá ter custado cerca de 400 milhões de euros ao PIB deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Atividade económica diminuiu 15% no dia do apagão
{{ noCommentsLabel }}