Lançado há um ano, SPIN já conta com mais de 400 mil utilizadores
Novo serviço de transferências SPIN, que foi lançado em junho do ano passado, já conta com mais de 400 mil utilizadores, dos quais 17 mil são empresas.
A funcionalidade SPIN, lançada pelo Banco de Portugal há cerca de um ano e que permite realizar transferências usando o telemóvel do beneficiário em vez do tradicional IBAN, já conta com mais de 400 mil utilizadores, adianta o supervisor liderado por Mário Centeno.
O serviço foi lançado pelo regulador bancário a 24 de junho do ano passado e desde setembro que todos os bancos foram obrigados a disponibilizá-lo aos seus clientes sem custos adicionais – além do que é cobrado numa transferência a crédito ou imediata, conforme os preçários.
“À data de 7 de maio de 2025, o SPIN tem 403 mil associações ativas entre um identificador e um IBAN”, revela o Banco de Portugal. Destas associações, “17 mil são de empresas e 386 mil de clientes particulares“, detalha ainda.
De acordo com o Relatório de Pagamentos de 2024, divulgado esta quinta-feira, realizaram-se 22 milhões de consultas de IBAN para a iniciação de transferências através do SPIN ao longo do ano passado.
Na base do SPIN está a funcionalidade “Identificador para Derivação de Conta” e que permite associar o número de telemóvel (no caso de pessoa singular) ou o número de identificação de pessoa coletiva (no caso de empresa) ao IBAN. Assim, em vez de colocar o IBAN, basta indicar o número de telemóvel ou o NIPC do beneficiário para transferir dinheiro – um pouco como já acontece com o MB Way, que já tem mais de cinco milhões de utilizadores.
O serviço está disponível tanto na app ou homebanking do banco, como também ao balcão. Além disso, desde maio do ano passado que estas operações se tornaram mais seguras com a funcionalidade “confirmação de beneficiário”, que permite identificar a pessoa que irá receber o dinheiro antes de efetuar a operação.
O relatório do Banco de Portugal refere que existiram 83,3 milhões de consultas para a confirmação do beneficiário e que este mecanismo ajudou a baixar os casos de fraude conhecidos como “Olá mãe, Olá pai”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lançado há um ano, SPIN já conta com mais de 400 mil utilizadores
{{ noCommentsLabel }}