Presidente da Comissão Europeia dá apoio ao cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia

  • Lusa
  • 14:10

"Apoiamos a proposta de um cessar-fogo total e incondicional de 30 dias. Deve ser implementada sem pré-condições para abrir caminho a negociações de paz significativas.", afirmou a a presidente da CE.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deu este sábado apoio à proposta de um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia, defendida pelos Estados Unidos e pelo quarteto de líderes europeus que estão em Kiev.

“Apoiamos a proposta de um cessar-fogo total e incondicional de 30 dias. Deve ser implementada sem pré-condições para abrir caminho a negociações de paz significativas. A bola está agora no campo da Rússia“, declarou Ursula von der Leyen na rede social X.

“Estamos prontos para manter uma forte pressão sobre a Rússia e impor sanções mais severas em caso de violação do cessar-fogo”, sublinhou a presidente da Comissão Europeia.

Segundo Von der Leyen, “o objetivo é claro: uma paz justa e duradoura para a Ucrânia, que é vital para a segurança e a estabilidade em todo o nosso continente”.

A Ucrânia e os aliados europeus propuseram hoje à Rússia um cessar-fogo total e incondicional durante pelo menos 30 dias a partir de segunda-feira, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.

“A Ucrânia e os seus aliados estão prontos para um cessar-fogo completo e incondicional em terra, no ar e no mar durante pelo menos 30 dias a partir de segunda-feira”, afirmou Andrii Sybiha nas redes sociais, acrescentando que tal trégua “poderá abrir caminho para negociações de paz”.

A proposta foi feita na sequência de uma reunião realizada em Kiev entre os chefes de Estado e de Governo da Ucrânia, França, Alemanha, Reino Unido e Polónia, a chamada “coligação dos dispostos”, à qual se seguiu uma conversa telefónica com o Presidente dos Estados Unidos.

“Após a reunião da ‘coligação dos dispostos’ em Kiev, os cinco líderes tiveram uma conversa proveitosa com o Presidente dos EUA, com foco nos esforços de paz”, adiantou Sybiha.

Se a Rússia concordar e for garantida uma verificação eficaz, um cessar-fogo duradouro e medidas de construção de confiança podem abrir caminho a negociações” mais abrangentes, acrescentou.

A reunião decorreu com a presença do Presidente ucraniano, Vlodymyr Zelensky, do Presidente francês, Emmanuel Macron, dos primeiros-ministros do Reino Unido e da Polónia, Keir Starmer e Donald Tusk, e o novo chanceler alemão, Friedrich Merz.

O Kremlin já respondeu à possibilidade de novas sanções europeias, dizendo que não vão afetar a sua posição. “Habituámo-nos às sanções”, declarou o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

Para aceitar a proposta apresentada, Moscovo exige o fim dos envios de armas para a Ucrânia.

Hoje é o último dia de um cessar-fogo unilateral de três dias declarado pela Rússia, que a Ucrânia diz ter sido repetidamente violado pelas forças do Kremlin.

A visita dos líderes europeus à Ucrânia marcou a primeira vez que os líderes dos quatro países viajaram juntos para a Ucrânia, enquanto Friedrich Merz efetuou a primeira deslocação a Kiev como novo chanceler da Alemanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Comissão Europeia dá apoio ao cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião