NacionalGest compra corretora de seguros Cegrel
Está confirmada a aquisição da histórica corretora de Elvas, participada pelo grupo Villas Boas e liderada por Miguel Fino, pela corretora NacionalGest. Mais um negócio de seguros agrícolas.
A corretora NacionalGest acaba de entrar nos seguros agrícolas através da aquisição da Cegrel, corretora especializada em seguros agrícolas liderada por Miguel Fino e com participação do grupo Villas Boas.
Esta aquisição surge depois da recente tomada de posição do fundo de capital de risco Atena III, gerido pela Atena Equity Partners, na NacionalGest, através de um aumento de capital que lhe conferiu 51% das ações, tendo o restante ficado nas acionistas agregados pelo CEO Cláudio Gonçalves, que mantém a gestão da empresa.
A entrada da NacionalGest é para 100% do capital da Cegrel. Estava até agora distribuído em 25% no grupo Villas Boas, através da VB, por Miguel Fino com 22,5%, Alda Nunes com 11,5% e, com 10,25% cada um, por Paulo Lucena, José Miguel Gonçalves, José Eduardo Gonçalves e José Rasquilha, quase todos trabalhadores da empresa.
Embora atue nos segmentos de particulares e empresas, a Cegrel tem enorme especialização ramo agrícola de colheitas que representou 72% % das comissões obtidas em 2024. Estas receitas atingiram cerca de 800 mil euros em 2024, um valor 12% superior a um ano antes. No ano passado os resultados líquidos foram de 31 mil euros, o EBITDA de 74 mil e os capitais próprios de 490 mil euros.
Com a saída da Generali Tranquilidade do Ramo Agrícola — Colheitas, a Fidelidade tornou-se a mais relevante seguradora na carteira da Cegrel, tendo sido iniciada uma relação com a Caravela através da mediadora Safe Crop – hoje Schweizer Hagel. A Seguradora CA Seguros continua impedida pelos seus Estatutos de trabalhar com Corretores.
Sendo a 12.ª maior corretora de seguros do país em 2023, segundo o ranking ECOseguros, os números provisórios de 2024 indicam que a NacionalGest atingiu 7,5 milhões de euros de volume de negócios, significando um aumento de 40% face ao ano anterior. O EBITDA foi de cerca de 1,3 milhões de euros.
A partir do Algarve, a NacionalGest cresceu para mais de 30 lojas em Portugal, conta com 120 colaboradores e 154 mil clientes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
NacionalGest compra corretora de seguros Cegrel
{{ noCommentsLabel }}