Ainda não sabe em quem votar? Veja as propostas dos partidos em 12 áreas

Propostas dos partidos para as legislativas de domingo abrangem áreas como impostos, salários, pensões, habitação, energia, educação, saúde ou justiça. Conheça as principais medidas.

Com as eleições à porta, o ECO preparou um guia sobre as propostas dos partidos com assento parlamentar para as eleições legislativas de domingo, 18 de maio. Nos impostos, há promessas de descida para todos os gostos, dos consumidores às empresas. Nos rendimentos, há quem defenda um salário mínimo de mil euros já este verão e quem atire a chegada aos 1.100 ou 1.110 euros para 2029, enquanto nas pensões a aposta varia entre aumentos extra permanentes e cheques one-off. As medidas para a crise na habitação são múltiplas, indo desde subsídios a tetos máximos nas rendas, a fundos públicos, passando por Parcerias Público-Privadas (PPP).

Na saúde, tema quente nos últimos anos, a participação dos privados e do setor social no sistema público continua a dividir esquerda e direita e na educação o acesso universal e gratuito à educação pré-escolar a partir dos três anos é agora a proposta que mais se repete nos programas eleitorais dos partidos, sendo a principal diferença se deve ser garantido pelo público ou em parceria com o setor social e os privados. Vários são os pontos de consenso entre os partidos no que toca à justiça: o combate aos megaprocessos e à lentidão da justiça, o combate à corrupção, a valorização das carreiras ou até a redução das taxas de justiça, mas há também diferenças.

Vários partidos concordam em aumentar a despesa na defesa nacional, mas o BE e PCP discordarem da ideia de comprar mais armas. No que toca aos fundos europeus, o tema é encarado como uma oportunidade única. Mas a forma como os mais de 45 mil milhões do PRR e do PT2030 devem ser investidos e geridos está longe de ser consensual.

Para conhecer em detalhe as propostas por área, carregue nos ícones abaixo.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ainda não sabe em quem votar? Veja as propostas dos partidos em 12 áreas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião