Governo garante apoios a agricultores que tiveram prejuízos com outros incêndios

  • Lusa
  • 2 Agosto 2017

Serviços "estão no terreno, a proceder ao levantamento de eventuais prejuízos nas explorações agrícolas situadas em freguesias onde os danos ao potencial produtivo ultrapassem os 30%", diz Governo.

O ministério da Agricultura garantiu hoje que vai apoiar os agricultores que têm vindo a sofrer prejuízos nos incêndios ocorridos pelo país, a exemplo do que sucedeu no fogo de Pedrógão Grande, em junho.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o ministério da Agricultura adianta que os seus serviços “estão no terreno, a proceder ao levantamento de eventuais prejuízos nas explorações agrícolas situadas em freguesias onde os danos ao potencial produtivo ultrapassem os 30%”.

De acordo com a nota, os apoios que serão disponibilizados “destinam-se a compensar perdas no potencial produtivo em maquinaria, equipamentos, instalações agrícolas, animais e culturas permanentes”, como a vinha, olival e pomares, e “correspondem a 50% a fundo perdido do valor elegível”.

Segundo o mesmo documento, as candidaturas deverão ser apresentadas através do portal eletrónico www.pdr-2020.pt.

Citado no texto, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, considera o apoio da tutela “um ato de solidariedade e de justiça através do qual se pretende suavizar a situação dos agricultores tão duramente afetados pelo flagelo dos incêndios que têm assolado o país”.

O ministério da Agricultura recorda ainda que no caso dos grandes incêndios que afetaram a região Centro em junho as candidaturas “poderão ser apresentadas até ao próximo dia 8 de setembro”.

Está disponível um montante global de cerca de 10 milhões de euros para apoios “destinados a compensar os agricultores pelos prejuízos sofridos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo garante apoios a agricultores que tiveram prejuízos com outros incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião