De Von der Leyen a Pedro Sánchez. As reações internacionais à vitória da AD

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10:06

Presidente do Conselho Europeu promete “trabalhar em estreita colaboração” com o Governo português. Ursula von der Leyen considera vitória da AD uma “excelentes notícia”.

Depois de uma noite marcada pelas reações dos protagonistas destas eleições, chegam também reações internacionais, em especial de líderes europeus. Começando por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, que se mostrou muito satisfeita com a vitória da Aliança Democrática (AD), encabeçada pelo PSD, que integra o seu grupo europeu, o PPE.

Neste contexto, a presidente da Comissão Europeia considerou a vitória da AD “excelentes notícias” para Portugal e a Europa, que “só podem beneficiar de continuidade e estabilidade”. “Realizámos um excelente trabalho em conjunto e temos muito mais pela frente”, garante Ursula von der Leyen, deixando um “abraço amigo de parabéns” a Luís Montenegro.

 

Enquanto isso, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, antecessor de Luís Montenegro no cargo de primeiro-ministro de Portugal, promete “trabalhar em estreita colaboração” com o próximo Governo português para “tornar a Europa mais forte, mais próspera e mais autónoma”, assinalando que, apesar dos “tempos difíceis”, a “União Europeia vai cumprir os seus objetivos e sair mais forte”.

Já a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, na mesma rede social, disse ser “ótimo” que Portugal e a Europa “continuem a beneficiar da liderança e do compromisso” de Luís Montenegro, “garantindo soluções, determinação e estabilidade”.

Além-fronteiras chega ainda a reação do país vizinho, cujo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, congratulou Luís Montenegro pela vitória nas legislativas deste domingo. “Continuemos a trabalhar juntos pelo futuro da Península Ibérica e por uma Europa mais unida e próspera“, escreveu, também no X, o líder do Governo espanhol.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Von der Leyen a Pedro Sánchez. As reações internacionais à vitória da AD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião