Bruxelas quer orçamento da UE desembolsado ao ritmo do cumprimento de objetivos
Comissão, que deverá apresentar a proposta do novo QFP em julho, quer que este assente numa nova estrutura, centrada em "parcerias nacionais e regionais para investimentos e reformas".
A Comissão Europeia quer que o próximo orçamento plurianual da União Europeia seja mais flexível, centrado em parcerias nacionais e regionais e mais simples, com o desembolso das parcelas ligado ao cumprimento de objetivos.
Discursando na Conferência anual sobre o orçamento da UE, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu que no futuro “cada parcela de financiamento será desembolsada quando os objetivos acordados tiverem sido alcançados”.
Tweet from @vonderleyen
O próximo quadro financeiro plurianual (QFP 2028-2034) deverá ser mais flexível, argumentou, sublinhando que deve adaptar-se à nova realidade e responder rapidamente a desafios como desastres naturais, tensões geopolíticas e outros desafios.
A Comissão, que deverá apresentar a proposta do novo QFP em julho, quer que este assente numa nova estrutura, centrada em “parcerias nacionais e regionais para investimentos e reformas” — com um papel central para as políticas de coesão e agrícola — com o desembolso das parcelas dependente do cumprimento dos objetivos e ao respeito pelo Estado de Direito.
“Em tudo o que fazemos, seguiremos um princípio muito claro — o respeito pelo Estado de Direito é obrigatório para o acesso aos fundos europeus. Isto não é negociável e está no cerne do nosso modo de vida europeu”, salientou Von der Leyen.
Em terceiro lugar, o novo orçamento deve ser simples e fácil para as pessoas, as empresas e as autoridades pública entenderem e usarem.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas quer orçamento da UE desembolsado ao ritmo do cumprimento de objetivos
{{ noCommentsLabel }}