Como o CEO Themudo Barata reorganizou a seguradora Mudum

Saiba quem são os responsáveis por funções chave após a reorganização da Mudum, seguradora portuguesa do grupo francês Crédit Agricole Assurances.

A seguradora portuguesa do Crédit Agricole Assurances (CAA) foi reorganizada após a saída do anterior CEO François Baudienville para ajudar a gerir o negócio da CAA de poupança e da reforma em França. A dimensão do cargo é fazer a gestão de 330 mil milhões de euros, mais ou menos o PIB de Portugal.

Afonso Themudo Barata, planeou uma nova organização para atingir objetivos mais ambiciosos para a Mudum.

Afonso Themudo Barata subiu a CEO nessa altura e quer expandir o negócio em Portugal para 100 milhões de euros de prémios este ano, contando com rede do Novobanco e com novas parcerias que está a estabelecer. Seguros Não Vida continua a ser a atividade única da CAA em Portugal e a Mudum é a seguradora.

A empresa foi reorganizada para permitir uma maior agilidade não só no dia a dia, para o desenvolvimento do negócio, mas também no processo de decisão. “Temos hoje uma visão estratégica assente nas multiparcerias e na inovação como forma de crescer e de nos diferenciarmos”, comenta fonte da Mudum.

A Mudum destaca que “esta reorganização foi feita na totalidade com recursos internos, o que demonstra bem a aposta nos nossos colaboradores, e a confiança de que temos internamente todas as competências necessárias para atingirmos os desafios futuros”.

O dinamizador da reorganização foi Afonso Themudo Barata, atuário de formação e com mais de 30 anos de atividade nos seguros, muitos destes já em ligação com a Crédit Agricole Assurances, tendo ocupado responsabilidades técnicas, de marketing e de gestão global de um companhia com especialização no canal bancassurance quer nos seguros de Vida quer em Não Vida.

Paulo Nogueira é diretor-geral adjunto.

Com Afonso Barata está o diretor-geral Adjunto Paulo Nogueira, economista pelo ISEG com pós-graduação pelo INGEG/ISCTE, é membro e conselheiro da Ordem dos Economista tem experiência profissional de mais de 38 anos, 33 dos quais no setor segurador.

Na nova fase a Mudum conta com quatro novas direções:

  • A Direção Comercial, anteriormente e inserida na Direção de Marketing e Comercial, foi autonomizada para ter maior foco na vertente comercial. Será liderada pela economista Delmina Teixeira com mais de 25 anos de experiência nos setores financeiro e segurador, com atividade em diversos canais de distribuição. Sendo o CEO o “primeiro comercial da Companhia” esta direção com reporta diretamente a Afonso Themudo Barata.
  • O Gabinete de Comunicação, Sustentabilidade e Consultoria, também reporta ao CEO, e “nasce da necessidade de fazer crescer a marca Mudum, algo que se mostrou imprescindível nesta nova realidade”.
  • O diretor de Atuariado, Resseguro e Advanced Analytics, será comandado por João Oliveira, até agora diretor de Atuariado e Resseguro. O grande desafio é extrair valor dos dados, “provavelmente um dos ativos mais valiosos e necessários para uma presença competitiva no futuro”. Licenciado em Matemática, com mestrado em Ciências Atuariais pelo ISEG/UL, tem 29 anos de experiência em seguros especialmente nas áreas Prudencial, de Resseguro, de Pricing e de Advanced Analytics.
  • A Direção de Marketing Estratégico, Produto e Pricing será dirigido por Sandra Barrete, gestora com especialização em marketing e com pós-graduação em bancassurance. Com mais de 23 anos de experiência em marketing e desenvolvimento de produtos no setor dos seguros. Sandra entrou na Mudum em 2002 e vai utilizar a sua experiência na exploração de novos produtos, novos segmentos e novos modelos de distribuição.

No equipa, Paulo Sousa é o diretor de Tecnologias e Sistemas de Informação, licenciado em engenharia informática pelo Instituto Superior Técnico (IST), foi sénior na Deloitte e responsável pelo departamento de desenvolvimento na Mudum Seguros desde 2022, assumindo agora a posição de CIO.

O presidente da Mudum é François Xavier Josse, também diretor de Assurances à l’international do Crédit Agricole Assurances.

Rui Correia é diretor de Inovação e Excelência Operacional. Tem formação em Gestão, pós-graduação em Gestão da Transformação Digital e formações em Design Thinking e Criatividade em Londres. Com mais de 27 anos de experiência em Consultoria de Gestão e Transformação, incluindo vários anos de trabalho em Londres.

Mantêm-se as direções de Risco, Compliance e Segurança, de Serviço Jurídicos, Financeira e Capital Humano, que muda de nome para “dar ênfase ao carácter de investimento que na Mudum temos nos nossos colaboradores”, diz fonte.

Para agilizar o processo de tomada de decisão, ao CEO e ao deputy CEO juntaram-se três novos elementos, constituindo assim o Comex, um comité executivo constituído por cinco pessoas, que dividem entre si o reporte das 10 direções existentes.

Para além de Afonso Barata e Paulo Nogueira, pertence ao Comex Mara Ferreira – chief operational officer, experiente nas áreas de tecnologia, consultoria, negócio e estratégia em diversos setores sendo reconhecida “pela assertividade e orientação para resultados, bem como pela capacidade de mobilizar equipas para resolver desafios complexos”. O seu percurso académico inclui ISCTE, Católica, a London Business School e o INSEAD.

Também membro da Comex é António Vicente, licenciado em Gestão pela Universidade do Minho é o chief financial officer, com mais de 25 anos de experiência no setor segurador e financeiro exercendo cargos de direção e de gestão de investimentos.

A socióloga é Sara Cerdeira, chief people officer, com experiência em setores como a certificação, transportes e logística e em multinacional de energia, também está presente no Comex.

Administração francesa com uma presença portuguesa

Sendo 100% pertencente à CAA, a Mudum conta com uma administração essencialmente francesa, tem na presença do CEO a parte portuguesa. Com prémios emitidos de 43,6 mil milhões de euros em 2024, cerca de três vezes o total do mercado português, o Crédit Agricole Assurances pertence 100% ao banco francês Crédit Agricole, cotado em bolsa mas controlado em mais de 50% pela SAS Rue La Boétie, uma sociedade composta por 39 caixas regionais que são cooperativas detidas pelos clientes-sócios.

O presidente da Mudum é François Xavier Josse, diretor de Assurances à l’international do Crédit Agricole Assurances e a administração conta ainda com a jurista Nathalie Faure, a atuária Virginie Salaün, com Isaac Dias da Cunha, COO da CAA International, e Vicente Moreira Rato, dos quadros do Novobanco, como não executivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como o CEO Themudo Barata reorganizou a seguradora Mudum

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião