Presidente dos Transportes de Coimbra deixa de ter remuneração e de exercer o cargo a tempo inteiro

  • Lusa
  • 23 Maio 2025

A mudança deve-se a razões “do foro pessoal” de Jorge Jesus, explicou a autarquia, sem adiantar mais pormenores.

O atual presidente do Conselho de Administração (CA) dos Transportes Urbanos de Coimbra vai deixar de exercer o cargo a tempo inteiro, sem remuneração, por “razões do foro pessoal”, revelou esta sexta-feira o município.

A proposta, que vai ser debatida na reunião do executivo de segunda-feira, refere que Jorge Jesus passa a integrar o CA dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) em “regime de não permanência, sem remuneração”, explicou a Câmara Municipal, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A mudança deve-se a razões “do foro pessoal” de Jorge Jesus, explicou a autarquia, sem adiantar mais pormenores sobre o que estará na base da decisão que obteve o parecer positivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e que produz efeitos em 01 de junho.

Segundo documentos associados ao processo consultados pela agência Lusa, Jorge Jesus comunicou, a 29 de abril, a renúncia ao cargo de presidente do CA dos SMTUC, ao mesmo tempo que mostrava disponibilidade para exercer o cargo em regime de não permanência, para “assegurar a continuidade da implementação de diversas medidas em curso”.

A autarquia tinha avançado com um conselho de administração a tempo inteiro em janeiro de 2024, que foi liderado desde então por Jorge Jesus, com formação na área de gestão e experiência profissional no campo financeiro, gestão de recursos humanos e planeamento.

Segundo a nota de imprensa do município, esta possibilidade de Jorge Jesus exercer a presidência do CA em regime de não permanência será uma “solução provisória”, a ser revista após as eleições autárquicas, que devem decorrer em setembro.

Na proposta, o município realça “a dinâmica de trabalho, empenho e dedicação à causa pública” de Jorge Jesus, que vai continuar a participar nas reuniões semanais e acompanhar as decisões, na qualidade de presidente.

“Não obstante a cessação do exercício de funções a tempo inteiro por parte do senhor presidente do Conselho de Administração represente uma perda para este município, a verdade é que a cessação, por completo, das suas funções, neste momento, prejudicaria ainda mais o funcionamento dos SMTUC”, justifica a proposta do executivo.

O CA conta ainda com os vogais Maria João Melo e Nuno Faria, que vão continuar em regime executivo, assumindo os pelouros atribuídos a Jorge Jesus. Na nota, a Câmara de Coimbra agradece “a Jorge Jesus a disponibilidade e o empenho para continuar a trabalhar sem remuneração em benefício do interesse público municipal e dos SMTUC”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente dos Transportes de Coimbra deixa de ter remuneração e de exercer o cargo a tempo inteiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião