MBO na moda da Sonae. Dona do Continente vende MO e Zippy a consórcio de Pimentel e Oxy Capital

Consórcio formado por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, e pelo Fundo Mercúrio da Oxy Capital compra as duas marcas de moda do grupo Sonae, que encaixa 20 milhões de euros com este negócio.

A Sonae fechou um acordo para a venda dos negócios de moda MO e Zippy a um consórcio composto por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, e pelo Fundo Mercúrio, da Oxy Capital. Segundo a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta operação representa um encaixe de cerca de 20 milhões de euros para o grupo liderado por Cláudia Azevedo, que espera a conclusão do negócio até ao final do primeiro semestre.

Este movimento de Management Buy Out (MBO), com a atual equipa de gestão a participar na aquisição das duas conhecidas marcas de vestuário portuguesas, “demonstra a sua aposta e compromisso com o negócio”. Já para a Sonae, sublinha na mesma nota, é “uma operação que se enquadra na estratégia de gestão ativa do portefólio, procurando encontrar as melhores oportunidades de desenvolvimento para os seus negócios”.

“A Sonae tem vários casos de MBO de sucesso na sua história, que revelam a cultura empreendedora dos nossos gestores e a nossa capacidade de projetar empresas para além do perímetro do grupo. Estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista. Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, que estejam enquadradas com os nossos valores, como neste caso, procuramos concretizá-las”, refere João Dolores, administrador financeiro (CFO) da Sonae.

Estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista. Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, que estejam enquadradas com os nossos valores, como neste caso, procuramos concretizá-las.

João Dolores

CFO da Sonae

No comunicado partilhado esta segunda-feira com o regulador do mercado, a dona do Continente contabiliza que o valor da transação ascende a perto de 20 milhões de euros, “implicando uma perda contabilística estatutária, não monetária, de cerca de 24 milhões de euros”. Por outro lado, refere ainda que a valorização acordada está em linha com o valor (NAV) atribuído a estes negócios, conforme reportado no mais recente anúncio de resultados” do grupo.

Com a saída da Zippy e da antiga Modalfa do portefólio, a Zeitreel (antiga Sonae Fashion) passa a ter apenas no portefólio a Salsa Jeans, que soma perto de 200 lojas, 1.200 funcionários e presença em meia centena de países — ainda na semana passada entrou no leste europeu com primeira loja na Bulgária –; e a espanhola Losan, especializada no negócio grossista de vestuário de criança que diz comercializar em mais de 40 países através de 4.000 pontos de venda.

Citado na mesma nota, Francisco Pimentel diz que o consórcio assume esta nova etapa com “muito entusiasmo e orgulho nas marcas que [tem], estando cientes da grande responsabilidade acrescida para todos na MO, assim como para a Catarina Leão e a equipa da Zippy”. “Acreditamos que este passo de maior autonomia é o mais adequado e será especialmente propício ao desenvolvimento e sucesso sustentado destes negócios”, acrescenta.

Fundadas pela Sonae em 1995 e 2004, respetivamente, a MO e a Zippy ocupam atualmente “posições de liderança nos seus segmentos em Portugal e contam com uma presença internacional significativa”, sublinha o grupo nortenho, que no primeiro trimestre deste ano viu os lucros subirem 77% para 43 milhões de euros e as vendas atingirem um valor recorde de 2,6 mil milhões.

Retalhista especializado em moda e acessórios, a MO detém mais de 120 lojas de moda em Portugal e conta ainda com uma área de negócio dedicada à gestão da categoria têxtil em retalhistas internacionais. Já a Zippy, especialista no universo infantil, está presente em mais de 40 países através de uma estratégia multicanal que inclui lojas próprias e franchising.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MBO na moda da Sonae. Dona do Continente vende MO e Zippy a consórcio de Pimentel e Oxy Capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião