Sonae, EDP e Galp entre as empresas mais dinâmicas na promoção do empreendedorismo
O "Corporate Startup Activity Index 2025", da Startup Blink, analisou 372 empresas de 48 países, para medir o envolvimento, o sucesso e a integração no ecossistema das startups apoiadas.
Há três empresas nacionais entre as mais dinâmicas da promoção do ecossistema empreendedor a nível mundial. No 78.º lugar, a Sonae é a primeira companhia nacional a surgir no ranking Corporate Startup Activity Index 2025 elaborado pela Startup Blink. Seguem-se a EDP e a Galp.
O estudo analisou 372 empresas de 48 países para medir o envolvimento, o sucesso e a integração no ecossistema das startups apoiadas. O ranking é liderado globalmente pela Salesforce (pontuação de 380.090), seguida da Intel (325.626) e da Google que, com uma pontuação de 260.993 fecha o top 3. A Sonae é a empresa portuguesa mais bem posicionada.

O grupo que detém o Continente ocupa a 78.ª posição, tendo alcançado uma pontuação de 10.392. “Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo da Sonae com a inovação e com a dinamização do ecossistema empreendedor. Acreditamos que o sucesso se constrói através de parcerias, programas de aceleração e investimentos que fomentem o crescimento de novas empresas e soluções disruptivas”, diz Teresa Oliveira, diretora de digital da Sonae, citada em comunicado.
Através do seu braço de capital de risco Bright Pixel, o grupo nortenho liderado por Cláudia Azevedo tem vindo a fazer vários investimentos em startups nacionais e internacionais.
Duas outras empresas nacionais estão igualmente listadas neste ranking. Depois da Sonae, a EDP é a segunda mais bem posicionada — no 138.º lugar e uma pontuação de 5.751 —, seguida da Galp. A petrolífera ocupa a 368ª posição, com uma pontuação de 1.175 no ranking global.
Numa análise setorial, na categoria petróleo, gás e mineração, as duas companhias portuguesas do setor de energia surgem no top 20 das companhias mais dinamizadoras do ecossistema. Num ranking liderado pela norueguesa Equinor, a EDP surge no 8.º lugar e a Galp na 16.ª posição.

Na categoria energia & ambiente, a EDP volta a marcar presença no Top 20, surgindo a meio da tabela do ranking liderado de novo pela norueguesa Equinor.

Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sonae, EDP e Galp entre as empresas mais dinâmicas na promoção do empreendedorismo
{{ noCommentsLabel }}