Ageas já investiu mais de 10 milhões em capital de risco

  • ECO Seguros
  • 27 Maio 2025

O Grupo Ageas Portugal reafirma, assim, a aposta em inovação e mantém o compromisso de continuar a investir em startups nacionais e internacionais através do Fundo Ageas INvest I.

O Grupo Ageas Portugal confirmou que o Fundo Ageas INvest I, criado há dois anos e meio, já foi capitalizado com mais de 10 milhões de euros e investiu seis milhões em oito startups de base tecnológica ligadas ao setor segurador, avança a empresa em comunicado.

Nuno Horta, responsável de Inovação do Grupo Ageas Portugal: “O Fundo Ageas INvest I é um pilar essencial da estratégia de inovação do Grupo Ageas Portugal”. Segundo o gestor, o objetivo passa por “garantir o acesso às melhores startups e fomentar o seu desenvolvimento”.

A seguradora pretende continuar a aposta no fundo de investimento de risco “reforçando o compromisso com o ecossistema empreendedor e de inovação”.

Gerido pela Armilar Venture Partners, o fundo foca-se em startups e scaleups, em áreas de “Seguros” e “Beyond Insurance” (além seguros), Seed (financiamento nas primeira etapas da startup) e Series A (primeira ronda significativa de financiamento). Das oito que investiu, seis são portuguesas — Knok, Maven, Coverflex, Student Finance, Tonic e Automaise — e duas internacionais: Bdeo (Espanha) e Equall (EUA).

“O Fundo Ageas INvest I é um pilar essencial da estratégia de inovação do Grupo Ageas Portugal”, sublinha Nuno Horta, responsável de Inovação do grupo. Segundo o gestor, o objetivo passa por “garantir o acesso às melhores startups e fomentar o seu desenvolvimento”.

A avaliação das candidatas combina critérios estratégicos e financeiros. “Dou o exemplo de uma parceria já concretizada, neste caso com a Bdeo, que foi já incorporada na Seguro Directo e na Ocidental. Fazia todo o sentido avançar com esta parceria, dado que esta insurtech apresenta uma plataforma de Inteligência Artificial capaz de identificar e avaliar danos, assim como estimar reparações e possíveis custos, seja no seguro automóvel ou multirriscos habitação”, assinala o responsável que também menciona a Coverflex, “que são nossos parceiros na venda de seguros Médis e de outras linhas de negócio na Ocidental Vida e na Ageas Seguros”.

O processo de encontrar as empresas a investir pode ser proativo, visto que a Armilar Venture Partners dispõe de uma ferramenta de Inteligência Artificial e marca presença nos principais eventos da indústria, ou reativo, através de candidaturas diretas à Armilar e ou à área de inovação do Grupo Ageas Portugal.

“Foi um gosto envolvermo-nos neste desafio que nos colocou o Grupo Ageas Portugal, formando uma parceria de longo prazo com um player tão relevante na sua indústria, indústria essa que, por sua vez, tem sido uma área na qual o VC (Venture Capital) se tem desenvolvido a um grande ritmo. Esta dinâmica resulta também das expectativas de geração de valor do Insurtech, o que torna esta oportunidade ainda mais desafiante.”, explica Duarte Mineiro, Partner da Armilar.

O Grupo Ageas Portugal reafirma, assim, “a aposta em inovação e mantém o compromisso de continuar a investir em startups nacionais e internacionais através do Fundo Ageas INvest I”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ageas já investiu mais de 10 milhões em capital de risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião