edp re:dy: poupar sem esforço

  • ECO + EDP
  • 18 Agosto 2017

Já são cerca de oito mil os clientes da EDP que aderiram ao Sistema de Gestão de Consumo da EDP, conseguindo gerir a energia consumida e produzida em sua casa, a partir do smartphone ou computador.

O edp re:dy, o Sistema de Gestão de Consumo da EDP, permite gerir a energia da casa do cliente onde e quando este quiser. A inovação e poupança induzida por esta solução, que possibilita a monitorização e a gestão dos consumos e produção solar, a partir do smartphone ou do computador e através de uma única aplicação, já atraíram cerca de 8.000 clientes.

O Sistema de Gestão de Consumo da EDP potencia a poupança de energia, com conforto e numa ótica de utilização mais sustentável de recursos. Estes ganhos advêm não só das tomadas de decisão baseadas em informação fidedigna e em tempo útil, mas também da automatização da utilização dos equipamentos, que permitem atuar sem intervenção do cliente.

Os cinco pontos mais inovadores deste serviço, uma solução totalmente desenvolvida e fabricada em Portugal e cuja comercialização arrancou em fevereiro de 2014, são os seguintes:

  • Toda a energia da casa estar conectada numa única plataforma – O Sistema de Gestão de Consumo da EDP permite estar conectado com a casa onde e quando o cliente quiser. É possível conhecer os consumos da casa e controlar os equipamentos remotamente. Através de um computador ou smartphone o cliente consegue ter acesso a toda a informação relativa ao consumo da casa numa única plataforma.
  • Report de Energia mensal – Mensalmente é enviada uma newsletter para os clientes do Sistema de Gestão de Consumo da EDP que inclui um relatório de energia sobre o consumo mensal da casa do cliente. Neste relatório, a EDP Comercial aconselha os clientes sobre qual a potência contratada ótima para a sua casa e qual a melhor tarifa de acordo com o seu consumo. Através dos dados do Sistema de Gestão de Consumo, a EDP Comercial consegue estimar e alertar o cliente de quanto é que pode poupar se optar pela tarifa proposta e pela potência contratada ótima sugerida.
  • Monitorização da produção solar – O Sistema de Gestão de Consumo da EDP permite monitorizar a produção de energia solar em casa do cliente. É possível ver a produção real, a quantidade de energia que é injetada na rede e ainda perceber qual a poupança que a produção solar está a gerar. Os painéis fotovoltaicos são ligados a uma “smart plug” que depois transmite os dados da produção para o Sistema de Gestão de Consumo da EDP. Para clientes de autoconsumo, são também sugeridas as alturas do dia em que podem ter um melhor aproveitamento da energia solar na sua habitação. Estas dicas no report de energia são personalizadas com as poupanças reais de cada cliente.
  • Pagamento do consumo real – As casas que possuam o Sistema de Gestão de Consumo da EDP deixam de pagar estimativas de consumo. O cliente no final do mês só paga o consumo real e pode aceder à monitorização do consumo em tempo real. O Sistema de Gestão de Consumo da EDP garante o conforto de saber que a fatura de eletricidade inclui apenas os consumos reais sem estimativas e acertos.
  • Envio de alertas – Com o Sistema de Gestão de Consumo da EDP é possível definir limites para a fatura mensal da eletricidade e receber alertas caso ultrapasse o seu orçamento. Em caso de haver um consumo fora do normal ou de anomalia nos equipamentos, também é enviado um aviso diretamente para o smartphone do cliente.

A EDP Comercial tem vindo a apostar no desenvolvimento de produtos e serviços integrados, desenhados para melhorar a qualidade do serviço prestado e para dar resposta às necessidades de um consumidor final cada vez mais exigente. Assim, uma das prioridades da empresa passa por oferecer serviços e produtos que possam ser entendidos como uma mais-valia concreta para os clientes, auxiliando-os na gestão do seu dia-a-dia.

O edp re:dy é um dos quatro produtos que integram o conceito da Casa Inteligente EDP, lançado no início do ano passado com o objetivo de dar continuidade à aposta do grupo na inovação, com a oferta de soluções que promovem a descentralização – uma das principais tendências do setor.

Além deste Sistema de Gestão de Consumo da EDP, a Casa Inteligente EDP agrega a energia solar, que permite que cada cliente produza e consuma a sua própria energia através de painéis solares; as baterias, que permitem armazenar a energia solar excedente para ser usada mais tarde; e a mobilidade elétrica, que oferece uma forma de deslocação inovadora e amiga do ambiente.

Em novembro passado o conceito Casa Inteligente EDP venceu o Energy Retail Award, um dos prémios da European Utility Industry Awards (EUIA), que teve lugar em Barcelona. O Energy Retail Award premeia ao nível europeu a inovação dentro do retalho de energia, tanto para soluções direcionadas para o relacionamento direto com o cliente como para novos modelos de retalho energético.

A app do edp re:dy também conquistou recentemente o World Summit Award (WSA), tendo sido distinguida a nível mundial na categoria de “Environment & Green Energy”. A app do edp re:dy foi reconhecida de entre uma lista de diversos e criativos produtos pelo impacto positivo na sociedade com os seus conteúdos. O World Summit Award foi lançado pelas Nações Unidas e é uma competição global única para reconhecer o melhor em conteúdo interativo e aplicações criativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

edp re:dy: poupar sem esforço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião