Brexit foi uma decisão “estúpida”, diz oficial da Comissão Europeia

  • ECO
  • 4 Setembro 2017

A conferência de Bruxelas desta segunda-feira foi "incendiada" pelas palavras fortes de Martin Selmayr acerca do Brexit.

A separação do Reino Unido da União Europeia tem sido alvo de várias críticas, mas nenhuma fora tão forte como a de Martin Selmayr. O chefe de gabinete na Comissão Europeia, afirmou esta segunda-feira em Bruxelas que o Brexit foi uma decisão “estúpida”. Parar o processo está nas mãos do povo britânico, avança, citado pela Reuters.

“O Brexit é mau e é uma decisão estúpida”, foram as palavras exatas de Selmayr, em plena conferência. “As únicas pessoas que o podem inverter são os britânicos e eu não sou um sonhador, sou um realista”, continua. O chefe de gabinete avançou também uma data para o desfecho do processo do Brexit: 29 de março de 2019.

Depois dessa data, Selmayr garante que “a porta para a União Europeia estará sempre aberta”. Adverte porém que “politicamente, neste momento, esta opção não está em cima da mesa”.

Desde o referendo de 2016 que Martin Selmayr, tem vindo a comentar a separação do Reino Unido da União Europeia, recorda a Reuters. O presidente do gabinete de Juncker afirma que o Brexit não trará sucesso para o Reino Unido, e foi acusado de revelar detalhes de um jantar confidencial entre si, Juncker e Theresa May.

Na semana passada, a terceira ronda de negociações entre a União Eeuropeia e o Reino Unido não gerou “qualquer progresso significativo” em torno do Brexit. Michel Barnier, chefe negociador da UE, alertou para um “calendário apertado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit foi uma decisão “estúpida”, diz oficial da Comissão Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião