Brexit: Theresa May prepara discurso para acelerar saída

  • ECO
  • 5 Setembro 2017

A primeira-ministra britânica está a preparar um discurso para o final deste mês com o intuito de acelerar as negociações para o Brexit. Guy Verhofstadt diz que terá lugar dia 21.

Theresa May, primeira-ministra britânica, está a preparar um discurso para o final do mês de setembro para acelerar o processo que irá desencadear o Brexit, previsto para 29 de março de 2019. Guy Verhofstadt, responsável do Parlamento Europeu pela coordenação do êxodo britânico da união, diz que o discurso terá lugar no dia 21.

De acordo com a Bloomberg, a equipa da primeira-ministra revelou que esta irá explicar a sua visão para uma “profunda e especial parceria” com a União Europeia e defender a necessidade de um diálogo continuado com o intuito de acrescentar urgência à discussão e orientá-la para o tema do comércio.

Apesar do escritório britânico não ter revelado datas, Guy Verhofstadt pronunciou-se sobre a matéria: “Aparentemente, haverá uma intervenção importante por parte da primeira-ministra britânica nos próximos dias, estando prevista para dia 21 de setembro, e depois é um pouco estúpido que isto esteja misturado com a ronda de negociações [prevista para outubro] “, disse.

Em resposta ao político belga, o Reino Unido recusou confirmar qualquer possível atraso nas negociações e, através de um porta-voz anónimo, afirmou que Verhofstadt está equivocado quanto à data do discurso.

Esta será a primeira vez, em oito meses, que Theresa May irá expor a sua visão sobre o Brexit.

Na ótica da Bloomberg, a primeira-ministra britânica insiste que nada mudou na sua posição mas não convence uma vez que, tanto as suas circunstâncias como a postura do Governo, mudaram: “Ela passou de uma nova líder com uma liderança esmagadora nas sondagens para uma primeira-ministra enfraquecida com pontos de interrogação quanto ao seu futuro”, diz a Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Theresa May prepara discurso para acelerar saída

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião