Governo brasileiro quer avançar com reforma da Segurança Social

  • ECO
  • 11 Setembro 2017

O ministro brasileiro das Finanças pretende completar uma reforma sobre a Segurança Social do país até 2018. Henrique Meirelles tenta colocar tema na agenda das presidenciais.

O ministro brasileiro das Finanças quer arrancar já em outubro com a reforma da Segurança Social, um trabalho que não se cingirá a uma legislatura e que é de “interesse nacional”.

O tema começou já a ser discutido numa reunião com o Presidente brasileiro, Michel Temer, já que promete ser um assunto de campanha. Segundo Henrique Meirelles, os maiores interessados em avançar com uma reestruturação na Segurança Social são “todos aqueles que desejam participar na eleição de 2018 e têm expectativa de participar no Governo a partir de 2019”, cita Valor Econômico.

O ministro das Finanças, um dos potenciais candidatos à presidência do Brasil, estando as eleições agendadas para outubro de 2018, gostaria de conseguir uma reforma completa já no próximo ano. “Decidimos retomar com toda a ênfase a reforma da Segurança Social, e é importante que se faça agora, de maneira que possamos entrar no ano que vem com a reforma feita e, principalmente, com a confiança na recuperação económica consolidada”, cita o jornal O Globo.

A reforma da Segurança Social está parada desde junho, na sequência das acusações de corrupção passiva que recaem sobre o Presidente da República.

A economia brasileira começa a dar sinais de recuperação e, sábado, o Ministério das Finanças reviu em alta o crescimento para o próximo ano. “A nossa projeção é de 0,5%, com perspetiva de crescer ainda mais”, afirma Meirelles, citado pela Folha de São Paulo, isto depois de, a semana passada, ter anunciado que o crescimento é de 1%. O que poderá explicar esta melhoria de desempenho é o aumento da compra de máquinas e equipamentos, mas também um maior consumo de bens duradouros. Henrique Meirelles acredita ainda que será possível a um crescimento homólogo do PIB de 2% no último trimestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo brasileiro quer avançar com reforma da Segurança Social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião