Falta de espaço? Experimente estas nuvens gratuitas

Quando gastar dinheiro está fora de questão, os serviços gratuitos de cloud podem ser uma alternativa. Experimente estes cinco.

Nunca se tiraram tantas fotos nem se gravou tanto vídeo como agora. Os telemóveis e os tablets estão cada vez melhores, com câmaras cada vez mais capazes, gerando ficheiros cada vez maiores. Só que o espaço de armazenamento é sempre limitado — e isso pode ser um problema.

Felizmente, existem diversas alternativas gratuitas na “nuvem” (cloud), ao alcance de um simples registo. Seja para libertar espaço ou para manter uma cópia de segurança dos seus ficheiros, descubra estas cinco alternativas gratuitas.

MEO Cloud

A MEO Cloud, a “nuvem” da MEO, é uma solução portuguesa que oferece 16 GB de armazenamento a todos os utilizadores mediante registo no site do serviço. Permite-lhe guardar documentos, imagens, vídeos e todo o tipo de ficheiros que precise. Pode ser usada tanto no computador como nas aplicações para iOS e Android, disponíveis gratuitamente nas respetivas lojas.

Mas atenção: para desbloquear os 16 GB de espaço gratuito e garantir que a sua conta permanece ativa, tem de verificar o endereço de e-mail com que se inscreveu no serviço. Isso faz-se carregando em “Confirmar Registo” na mensagem que lhe foi enviada — e essa mensagem pode demorar algum tempo a chegar. Caso contrário, a conta continuará bloqueada nos 500 MB de armazenamento até completar o processo.

meocloud

Google Drive…

Se tem um endereço da Google (do tipo “exemplo@gmail.com”), quase de certeza que também já tem conta na Google Drive. E o que é que isso significa? Significa que tem 15 GB de armazenamento gratuito na “nuvem” da empresa californiana, com algumas vantagens incluídas.

Por exemplo, em conjunto com o Docs, Sheets e Slides (três serviços gratuitos da Google), pode criar e editar documentos, folhas de cálculos e apresentações diretamente no browser — tal como se estivesse a utilizar o Word, o Excel, o PowerPoint, e por aí em diante.

googledrive

… e Google Photos

Tal como os documentos, as fotografias e vídeos também podem ser guardadas no Google Drive. Só que se o fizer, como são ficheiros muito grandes, rapidamente esgotará os 15 GB. O que muita gente não sabe é que a Google tem um serviço gratuito e ilimitado para armazenar fotografias e vídeos. Chama-se Google Photos, vem pré-instalado nos dispositivos Android e até tem uma funcionalidade para criar montagens e vídeos de forma automática e com base nas suas memórias.

Além disso, tem outra grande vantagem: por exemplo, basta pesquisar por “praia” para ver todas as fotografias que tirou na praia, ou “Porto” para ver só as fotos tiradas na cidade invicta. Estas catalogações são feitas automaticamente pela Google, analisando os elementos e metadados que compõem as fotos.

Tanto o Google Drive como o Photos podem ser acedidos no computador ou nas diversas aplicações móveis para iOS e Android. Basta procurá-las nas lojas e descarregá-las sem ter de pagar nada.

googlephotos

OneDrive

Não, não nos esquecemos de quem tem Windows, o sistema da Microsoft. À semelhança da Google, quem tem uma conta nos serviços da empresa — Outlook, Hotmail, Live — também tem uma “nuvem” gratuita. Trata-se da OneDrive, cuja versão básica inclui 5 GB de espaço de armazenamento. E, se é daquelas pessoas que não vive sem o Office, a Microsoft disponibiliza versões gratuitas e online do Word, do Excel e do PowerPoint, que pode usar diretamente no browser sem ter de instalar nada.

Se todos os seus aparelhos têm sistemas Windows, esta pode ser uma das melhores opções, tendo em conta que é a solução nativa da Microsoft. Assim, tem a garantia de que os seus ficheiros se mantêm sincronizados entre dispositivos, sem grandes complicações.

onedrive

Dropbox

Apesar de oferecer uma quantidade de espaço mais modesta (só 2 GB), a Dropbox é já uma alternativa clássica. É uma das mais usadas e o espaço disponível pode aumentar graças às parcerias que a empresa mantém com outros serviços. Por exemplo, por cada pessoa que convidar para o serviço, recebe 500 MB de espaço adicional — até ao limite de 16 GB. Também recebe espaço se conectar a sua conta com o Facebook ou o Twitter.

No final, os 2 GB iniciais podem evoluir para valores absurdos, mas gratuitos. Precisa apenas de estar com atenção às oportunidades e ofertas que a Dropbox anuncia com alguma frequência. E existem aplicações para computadores, smartphones e tablets — Windows incluído.

dropbox

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Falta de espaço? Experimente estas nuvens gratuitas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião