Índia vai liderar o crescimento em 2018

O Fundo Monetário Internacional atualizou as suas previsões para as principais economias mundiais. Este ano o campeão do crescimento é a China, mas, em 2018, o óscar vai para a Índia.

O Fundo Monetário Internacional reviu em alta esta terça-feira as projeções de crescimento económico para a zona euro, renovando a crescente confiança que deposita na superação da crise económica. A principal melhoria registou-se entre as economias avançadas, onde se destacam os países europeus. A China vai continua a liderar as subidas do PIB este ano, mas, em 2018, o FMI prevê que o líder seja a Índia.

Na atualização de outubro do World Economic Outlook reforça a ideia de que o crescimento económico está a acelerar. Face a abril e julho, a previsão melhorou tanto para 2017 como para 2018. Porquê? “As notáveis acelerações do investimento, comércio e na produção industrial, aliadas a um fortalecimento da confiança dos consumidores e empresários, estão a ajudar a recuperação” económica, lê-se no documento divulgado esta terça-feira.

O Fundo reconhece que o crescimento económico surpreendeu no primeiro semestre deste ano, o que levou à melhoria das projeções. As melhorias na Europa, Japão, China e Rússia foram suficientes para compensar as descidas registadas nos Estados Unidos, Reino Unido e Índia.

Fonte: Fundo Monetário Internacional

Ainda assim, “a recuperação [económica] ainda não está completa”, avisa o FMI, assinalando problemas como a baixa inflação, a fraca produtividade, o envelhecimento da população e a dificuldade em melhorar as condições de vida das populações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Índia vai liderar o crescimento em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião