5 coisas que vão marcar o dia

António Costa enfrenta os deputados pela primeira vez depois dos novos incêndios que já vitimaram mais de 30 pessoas. Lá fora, Mario Draghi fala sobre reformas estruturais na Zona Euro.

António Costa vai falar perante o Parlamento depois de vários incêndios, nesta última semana, terem vitimado 41 pessoas. Ainda no Parlamento, os trabalhadores da PT-Meo vão ser ouvidos pelos deputados, a propósito das novas leis que visam proteger os trabalhadores das transmissões para outras empresas. No campo das estatísticas, o Banco de Portugal divulga novos dados sobre a saúde financeira das empresas. Lá fora, Mario Draghi fala sobre reformas estruturais na Zona Euro e Xi Jinping dá o pontapé de partida do 19º Congresso do Partido Comunista Chinês.

Costa presta contas sobre os incêndios

António Costa vai responder ao Parlamento pela primeira vez depois do “pior dia do ano” no que toca a incêndios. O último balanço da Proteção Civil, relativo às consequências dos incêndios que deflagraram no último domingo, dá conta de 41 vítimas mortais, além de 71 feridos, alguns dos quais em estado grave. Este ano, já arderam mais de 225 mil hectares e o número, admite a Proteção Civil, vai aumentar. Ontem à noite, Marcelo Rebelo de Sousa também falou ao país e pediu à Assembleia da República que avalie se quer manter o Governo.

Trabalhadores da PT-Meo ouvidos no Parlamento

Ainda no Parlamento, a Comissão de Trabalhadores da PT-Meo vai ser ouvida na Comissão de Trabalho e Segurança Social, no âmbito do grupo de trabalho que foi constituído para discutir os projetos de lei relativos à alteração do regime jurídico da transmissão de empresa ou estabelecimento. Estes projetos surgiram na sequência das polémicas em torno da Altice, que afastou cerca de 150 trabalhadores da PT-Meo, recorrendo à figura jurídica da transmissão de empresa, isto é, transferiu estas pessoas para outras empresas do grupo.

Banco de Portugal revela saúde financeira das empresas

O Banco de Portugal divulga novos dados sobre a saúde financeiras das empresas. As estatísticas das empresas da central de balanços, relativas ao segundo trimestre deste ano e ao conjunto do ano passado, vão dar conta da alavancagem das empresas não financeiras portuguesas, bem como da rendibilidade dos seus capitais próprios. Num estudo divulgado recentemente divulgado, relativo ao período de 2006 a 2015, o Banco de Portugal deu conta de que as empresas portuguesas apresentam um dos maiores níveis de alavancagem na Europa, bem como um dos menores níveis de rendibilidade (ainda que este cenário esteja a melhorar desde 2012).

Draghi fala sobre reformas estruturais na zona euro

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), vai ser o responsável pelo discurso de abertura de uma conferência sobre reformas estruturais na Zona Euro, que vai decorrer em Frankfurt, Alemanha. Os últimos meses têm sido marcados pelas pistas deixadas pelo BCE de que o banco central estará a preparar-se para retirar os estímulos à economia europeia. Na última reunião de política monetária, os governadores debateram soluções para a redução do programa de compra de dívida, um tema que voltará a estar em cima da mesa na próxima reunião, no final deste mês.

O rumo da China para os próximos anos

O 19º Congresso do Partido Comunista chinês arranca esta quarta-feira, com o discurso do presidente Xi Jinping. O evento, que acontece duas vezes por década, é o momento para perceber qual será o rumo seguido pela segunda maior potência mundial nos próximos anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião