Schiaparelli deve aterrar em Marte esta tarde

  • Leonor Rodrigues e Lusa
  • 19 Outubro 2016

A descida da sonda da Agência Espacial Europeia começou no domingo depois de ter descolado do Cazaquistão há sete meses.

O módulo espacial Schiaparelli deverá aterrar esta quarta-feira no solo do planeta vermelho depois de ter começado a descida no domingo. A missão ExoMars é promovida pela Agencia Espacial Europeia em parceria com a Rússia e tem como principal objetivo conseguir aterrar o módulo em Marte depois do falhanço de 2003, em que o mini módulo espacial Beagle 2 se separou da sonda Mars Express numa missão semelhante e nunca mais foi localizado. Só em 2015 é que as imagens de uma sonda norte-americana permitiram constatar que a Beagle 2 tinha efetivamente aterrado mas que os seus painéis solares não estavam todos destacados.

Aterrar em Marte é um desafio tecnológico para a Europa, que quer provar que domina este exercício difícil. Até agora, só os Estados Unidos conseguiram pousar no planeta vermelho engenhos que conseguiram funcionar.

A sonda, a Trace Gas Orbiter, assim como o módulo Schiaparelli tem componentes criados em Portugal e foi lançada em março do Cazaquistão. O grande voo da Schiaparelli é a primeira etapa da ExoMars, uma ambiciosa missão científica europeia e russa em duas partes, que visa procurar indícios de vida atual e passada em Marte. A sonda será encarregada de “cheirar” a atmosfera marciana para detetar vestígios de gases como o metano, que poderão indicar a presença de uma forma de vida presente no planeta. Começará a trabalhar no início de 2018.

Em 2020, a Europa e a Rússia enviarão para Marte um grande rover que beneficiará da evolução tecnológica da Schiaparelli e realizará perfurações no solo para tentar encontrar vestígios de vide bacteriana passada.

Editado por Paulo Moutinho

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Schiaparelli deve aterrar em Marte esta tarde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião