Citroën C4 Cactus, agora (quase) sem bolhas

Reconhecido pelas bolhas nas laterais, o C4 Cactus ficou, praticamente, sem elas. A Citroën renovou por completo este pequeno SUV que, mesmo assim, continua a manter um caráter único.

A Citroën mantém a aposta nos SUV. Após o lançamento do C3 Aircross e C5 Aircross (só na China), a fabricante gaulesa apresentou o renovado C4 Cactus, que perdeu as Airbumps, bolsas de ar, que passaram dos painéis da carroçaria para a secção inferior das portas. Apesar de deixar de contar com esse elemento estético diferenciador, o modelo francês continua a apresentar um caráter único.

O C4 Cactus apresenta uma nova frente ampla e expressiva, mantendo-se os dois patamares que ajudam a dar corpo a um modelo que tem aspirações de SUV. Nas laterais é onde as diferenças face à primeira versão são mais expressivas, já que as bolhas de ar que visavam proteger o automóvel dos pequenos toques do dia-a-dia, deixaram de ter um lugar de destaque.

“Destacam-se os elementos gráficos típicos do universo Citroën que destacam a sua carroçaria fluida, tais como os Airbump na secção inferior das portas, a cintura vidrada contínua, e o seu tejadilho flutuante, a ampla frente em dois patamares ou ainda a assinatura luminosa em LED com efeito 3D na traseira”, refere a marca.

“Apresenta-se em 31 combinações de personalização exterior, com nove tons de carroçaria e quatro Packs Color, com refinados tons coloridos, permitindo aos clientes criar uma viatura à sua própria imagem”, acrescenta. E no interior, são propostas “cinco atmosferas, qualitativas e distintivas, que garantem luminosidade, suavidade e requinte”.

Conforto, mas também muita tecnologia

Com uma distância entre eixos de 2,60 metros e projeções curtas, “garantem-se dimensões compactas, permitindo ao modelo ser ágil e maneável, mantendo a habitabilidade que é esperada neste segmento”. E muito conforto. “Beneficiando do programa Citroën Advanced Comfort, o novo C4 Cactus estreia na Europa as suspensões de Batente Hidráulico Progressivo (Progressive Hydraulic Cushions – PHC)”, diz a fabricante.

Mas se o C4 Cactus promete muito conforto para quem viaja, também tem muita tecnologia para o condutor (e não só). De destacar a travagem automática de emergência Active Safety Brake, o reconhecimento dos painéis de velocidade e de recomendação, o alerta de transposição involuntária de faixa, ajuda ao arranque em inclinação, câmara de marcha atrás e o Park Assist. Isto além do Citroën Connect Nav, sistema de navegação conectada 3D de última geração e a função Mirror Screen para Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink, para replicar as apps no ecrã de sete polegadas.

Motores até 130 cv

O novo C4 Cactus contará com motores a gasolina PureTech de 3 cilindros, mas também os diesel. O mais potente contará com o bloco turbo PureTech 130 S&S, associado a uma caixa de 6 velocidades manual. “Já o motor PureTech 110, também ele turbocomprimido, conta com caixa manual (PureTech 110 S&S CVM) ou automática de 6 relações EAT6, de modo a maximizar a agradabilidade e conforto (PureTech 110 S&S EAT6)”, diz a marca.

A entrada na gama é feita com a conjugação PureTech 82 CVM, sendo que no campo dos diesel, o C4 Cactus estará disponível, logo desde o lançamento no primeiro trimestre de 2018, com os conjuntos BlueHDi 100 CVM e BlueHDi 100 S&S CVM. Só daqui a um ano chegará o motor diesel com a caixa automática, o BlueHDi 120 S&S EAT6.

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