Vitória independentista dita queda de 1,5% da bolsa espanhola. Juros da dívida aceleram

A Catalunha foi a eleições. E os independentistas venceram, aumentando o clima de tensão em Espanha. Nos mercados, a bolsa cai, os juros sobem. E a dívida de Portugal vai atrás.

O Cidadãos foi o partido vencedor das eleições catalãs, mas os partidos independentistas conseguiram a maioria dos assentos no parlamento. Um resultado que faz aumentar os receios de separação da região de Espanha, o que deixa os investidores nervosos. A bolsa espanhola está em queda, enquanto os juros da dívida agravam-se.

Os partidos independentistas obtiveram 70 dos 135 lugares do parlamento da Catalunha, um número que sobe para 78 lugares se forem contabilizados os defensores de um novo referendo legal (partidos independentistas mais CatComú-Podem).

A formação política é favorável à manutenção da unidade espanhola mas defende o direito dos catalães a terem um referendo legal e constitucional, colocando-se numa posição única no cenário político-partidário da região.

Perante estes resultados, a bolsa madrilena arrancou a última sessão da semana em queda. O Ibex-35 está a perder 1,5% para os 10.145 pontos, tendência seguida pela generalidade dos índices europeus.

Lisboa segue a tendência negativa, isto numa sessão em que os juros da dívida nacional registam uma subida de 5,2 pontos base no prazo a dez anos, com a taxa a chegar a 1,818%. Este agravamento dos juros da dívida portuguesa acompanha a subida das taxas de Espanha. As obrigações espanholas agravam-se em 5 pontos para 1,517%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vitória independentista dita queda de 1,5% da bolsa espanhola. Juros da dívida aceleram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião