Portugueses movimentam mais de 6 mil milhões nesta época natalícia

Em média, os portugueses movimentaram cerca de 3 milhões de euros por dia em dezembro de 2017, sobretudo em supermercados, moda e restauração.

Entre levantamentos e compras em lojas físicas, os portugueses movimentaram mais de seis mil milhões de euros em dezembro de 2017. Em média, gastaram cerca de três milhões de euros por dia nesse mês, sobretudo em supermercados, moda e restauração.

Os dados foram divulgados, esta quarta-feira, pela SIBS. No relatório de dezembro, a empresa que gere a rede Multibanco dá conta de que, ao todo, foram feitas mais de 100 milhões de compras através dos terminais de pagamento automático e mais de 250 milhões de operações na rede Multibanco. O pico aconteceu a 23 de dezembro, quando foram feitas cinco milhões de compras com cartão.

No mesmo mês de 2016, a SIBS tinha registado 235 milhões operações na rede Multibanco e mais de 93 milhões de compras através de terminais de pagamento automático.

Feitas as contas, em dezembro do ano passado, foram movimentados mais de seis mil milhões de euros apenas pelos portugueses. “Os levantamentos e compras dos portugueses na época natalícia têm vindo a aumentar ano após ano”, refere a SIBS. De 2012 para 2017, há um aumento de 24% nos movimentos registados na rede Multibanco. Contando também com os estrangeiros em Portugal, somam-se 350 milhões de euros nesse mês.

"Os levantamentos e compras dos portugueses na época natalícia têm vindo a aumentar ano após ano.”

SIBS

Para esta evolução estão a contribuir, sobretudo, as compras em supermercados (que representam 25,3% do total de compras), moda (9,1%), restauração (7,6%), gasolineiras (7,2%) e cultura, entretenimento e eletrónica (6,7%).

os estrangeiros gastam, sobretudo, em alojamento, restauração e supermercados. Os franceses são os que mais gastam em Portugal, seguidos pelos britânicos, espanhóis, alemães e angolanos.

As compras online, por seu lado, também estão a disparar. Em dezembro, registaram-se 250 milhões de euros gastos em lojas online. Em dezembro de 2012, o montante ficava pouco acima dos 100 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses movimentam mais de 6 mil milhões nesta época natalícia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião