Está tudo pronto para o governo em Espanha? Talvez não…
Pode não estar tudo decidido em Espanha.
O governo em Espanha pode não estar pronto para avançar, como se pensava, mesmo depois de o PSOE ter dito que se vai abster na segunda votação de investidura para fazer de Mariano Rajoy o próximo primeiro-ministro.
“Há um mandato imperativo do Comité Federal” para que todos os deputados do PSOE se abstenham para tornar Mariano Rajoy presidente e evitar assim novas eleições. “Os deputados do grupo socialista deverão abster-se literalmente do processo de decisão”, referiu em conferência de imprensa um deputado do partido.
O líder provisório do PSOE, que esta terça-feira vai encontrar-se com o rei Filipe de Espanha para comunicar a troca de posição do seu partido, e se propõe usar o seu tempo até ao dia da votação a “persuadir” todos os deputados que pretendam votar “não” a Rajoy na decisiva votação. Férnandez, tal como outros dirigentes do partido, argumentam que o Comité Federal é o órgão máximo e que às suas ordens não se pode desobedecer, ou de outro modo as consequências podem vir a ser graves, segundo refere o El Español.
Mas esta decisão não agrada à maioria dos membros socialistas espanhóis.
O secretário dos socialistas catalães, Miquel Iceta, a presidente da Baleares, Francina Armengol, o líder dos socialistas castelhano-leoneses, Luis Tadunca, a secretária-geral do PSOE de Madrid, Sara Hernández, e não só, coincidem e reclamam à direção para que evite a dureza e seja flexível com os deputados que queiram votar “não” a Rajoy, porque essa foi uma das promessas com que o PSOE se apresentou às eleições.
Ao encontro desta informação, o El Mundo acrescenta que também os críticos destacaram que este domingo foi “um dia muito triste para o PSOE” porque decidiram dar “um passo atrás”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Está tudo pronto para o governo em Espanha? Talvez não…
{{ noCommentsLabel }}