PIB desilude. Mas Wall Street continua a celebrar
Apesar de os números para o crescimento económico dos EUA terem desiludido, os investidores continuam otimistas. Wall Street abriu a última sessão da semana no verde.
O PIB dos EUA desiludiu, com o crescimento a abrandar inesperadamente no quarto trimestre. Mas não foi suficiente para afastar o otimismo dos investidores. As principais bolsas norte-americanas abriram a última sessão da semana em alta. Isto depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter dito que apoia o comércio livre, mas que tem de “ser justo e recíproco”.
Neste contexto, o Dow Jones abriu num novo recorde, subindo 0,16% para 26.435,74 pontos Já o S&P 500 valorizava 0,34% para 2.848,53 pontos e o tecnológico Nasdaq avançava 0,42% para 7.442,30 pontos.
O crescimento do produto interno bruto dos EUA abrandou inesperadamente no quarto trimestre. A economia cresceu 2,6%, de acordo com o Departamento do Comércio dos EUA. No terceiro trimestre, o crescimento foi de 3,2%.
O foco dos investidores também está virado para Davos. Reiterando o mote dado por um membro da sua administração de que “América primeiro não é América sozinha”, Trump abriu as portas ao diálogo com os parceiros comerciais, principalmente os que faziam parte do Tratado Transpacífico. “Apoiamos o comércio livre, mas tem de ser justo e recíproco, porque comércio injusto prejudica toda a gente”, clarificou.
Antes deste discurso, o Presidente dos EUA afirmou à CNBC que o dólar deve valorizar ao longo da sua presidência. “O dólar vai ficar cada vez mais forte e eu quero ver um dólar forte”, disse Donald Trump. Ainda assim, a moeda norte-americana está a cair. O euro ganhava 0,18% para 1,2417 dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PIB desilude. Mas Wall Street continua a celebrar
{{ noCommentsLabel }}