A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã desta quarta-feira? Em apenas um minuto, fique a par das notícias mais relevantes.

As estimativas do Instituto Nacional de Estatística sorriem à economia portuguesa: cresceu 2,7% em 2017, o melhor resultado desde 2000. O turismo também regista recordes. O mercado de dívida sofre, contudo, com a turbulência das bolsas. No Parlamento, foi dia de o governador do Banco de Portugal responder acerca da entrada da SCML no banco Montepio. Já a Feedzai, fintech portuguesa, dá nas vistas no ranking Fintech50 da Forbes. Fique a par dos temas que marcaram a manhã desta segunda-feira, em apenas um minuto.

O PIB aumentou 2,7% em 2017, um ano de recuperação para a economia portuguesa, diz a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística. O principal motor deste crescimento económico inédito desde 2000 foi a aceleração do investimento.

A atividade turística fechou o ano passado a bater recordes, ultrapassando pela primeira vez a fasquia dos 20 milhões de hóspedes. Por seu lado, os proveitos avançaram a um ritmo mais acelerado que o dos hóspedes.

Turbulência nas bolsas provocou aumento dos juros no primeiro leilão de dívida de longo prazo de Portugal em 2018. Exemplo disto é a taxa a dez anos, que ficou acima dos 2%, um aumento face à última operação. Mas IGCP pagou menos para se financiar a cinco anos.

O governador do Banco de Portugal foi ao Parlamento para falar sobre “os contornos que envolvem a hipótese de a SCML entrar no capital da Caixa Económica Montepio Geral”. Carlos Costa afirmou que o banco central “não induziu qualquer negócio” e que “nada passa despercebido” à instituição.

A startup portuguesa Feedzai integra, pela primeira vez, o top Fintech50 que destaca empresas com impacto no futuro de Wall Street e Big Data. A empresa portuguesa trabalha com várias entidades bancárias como a Capital One, First Data e Citibank, escreve a revista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião