Acordo de Governo na Alemanha abre “boa oportunidade para o futuro” da UE, diz Costa

  • ECO
  • 4 Março 2018

António Costa entende que a aprovação do acordo "é um passo decisivo para o futuro da Europa". Marcelo Rebelo de Sousa também já saudou os resultados da votação interna no SPD.

A aprovação do acordo de Governo na Alemanha foi “seguramente uma decisão difícil”, mas “é um passo decisivo para o futuro da Europa”, defendeu António Costa numa mensagem deixada este domingo no Twitter.

Também o Presidente da República saudou os resultados, destacando uma solução de Governo “com o potencial para contribuir para que a Europa ultrapasse a encruzilhada em que se encontra”.

Os militantes do Partido Social-Democrata alemão (SPD) aprovaram o acordo com a União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU), decisivo para a formação de um governo de coligação na Alemanha. Para António Costa, o acordo “abre uma boa oportunidade para o futuro da União Europeia:

Mais de cinco meses decorridos desde a data das eleições, Angela Merkel vai poder então iniciar o quarto mandato, já que cerca de 66% dos votantes na consulta interna apoiaram a coligação.

Num comunicado publicado no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa “saúda os resultados da votação interna no SPD, que permitem uma solução de Governo na Alemanha com o potencial para contribuir para que a Europa ultrapasse a encruzilhada em que se encontra“.

“O Chefe de Estado realça o papel fundamental do Presidente da República alemão, Franz-Walter Steinmeier, que, no uso dos seus poderes constitucionais, tudo fez para que esta fórmula governativa se concretizasse”, acrescenta a nota.

(notícia atualizada às 13h29 com comunicado da Presidência)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acordo de Governo na Alemanha abre “boa oportunidade para o futuro” da UE, diz Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião