Bancos centrais desequilibrados. Mulheres perdem na liderança

  • ECO
  • 5 Março 2018

A saída de Janet Yellen do cargo de presidente da Reserva Federal Americana, lugar que cedeu a Jerome Powell, foi o fator que mais pesou na quebra deste índice.

Os números da igualdade de género nos bancos centrais já não eram equilibrados em 2017, mas em 2018 pioraram. Há menos mulheres a ocupar altos cargos nestas instituições financeiras — com o índice que mede este equilíbrio a recuar dos 31% para os 19% a nível mundial. A saída de Janet Yellen da Fed traz maus resultados à representatividade feminina.

A descida de Janet Yellen da cadeira de presidente da Reserva Federal Americana, lugar que cedeu a Jerome Powell, foi o fator que mais pesou na quebra deste índice. Só na América do Norte, os níveis de igualdade de género caíram de 68% para 24%, segundo os dados do Official Monetary and Financial Institutions Forum, que revelou o Gender Balance Index, nota a Bloomberg (conteúdo em inglês/acesso condicionado). Este índice tem em conta não só a quantidade de mulheres nos cargos de chefia mas também o nível de senioridade.

Com a grande quebra nos EUA, é a Europa que consegue a dianteira entre as seis regiões avaliadas — América do Norte, América Latina e Caraíbas, África, Médio Oriente e Ásia Pacífico. O Velho Continente regista mesmo melhorias em relação ao ano anterior, contrariando a tendência geral. Contudo, fica-se pelos 35% no índice.

Entre os 25 membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, só há duas mulheres. A Europa tem a oportunidade de mostrar melhores números no final deste ano, quando os mandatos de quatro membros do conselho executivo terminam o prazo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos centrais desequilibrados. Mulheres perdem na liderança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião