Fidelidade e BCP ajudam aos lucros de 1,7 mil milhões da Fosun

  • Rita Atalaia
  • 27 Março 2018

O grupo chinês registou lucros de 1,7 mil milhões de euros no ano passado, um crescimento de quase 30% que foi impulsionado pelos investimentos que tem em Portugal.

A Fosun aumentou os lucros no ano passado. O conglomerado chinês registou resultados líquidos de 1,7 mil milhões de euros (13,16 mil milhões de yuan), uma melhoria em comparação com os cerca de 1,3 mil milhões no ano anterior. O negócio da saúde foi o que mais cresceu, seguido do financeiro, que é o que tem maior peso nos resultados, onde se inclui a Fidelidade e o BCP.

“Os resultados fortes traduzem a melhoria das operações estratégicas e a disciplinada alocação de ativos”, afirma o grupo chinês num comunicado. “Em 2017, assistimos a um crescimento significativo das operações estratégicas, incluindo a Fosun Pharma, Club Med, Yuyuan, Millennium BCP e Nanjing Nangang”, destaca a dona da Fidelidade.

"Os resultados fortes traduzem a melhoria das operações estratégicas e a disciplinada alocação de ativos”, afirma o grupo chinês num comunicado. “Em 2017, assistimos a um crescimento significativo das operações estratégicas, incluindo a Fosun Pharma, Club Med, Yuyuan, Millennium BCP e Nanjing Nangang.”

Fosun

A subida de 28% dos lucros para 1,7 mil milhões, que acompanha o aumento de 19% das receitas para 11,3 mil milhões de euros, ficou a dever-se ao crescimento registado no negócio segurador e financeiro. Cresceu de 313,3 de euros para 501,1 milhões de euros no ano passado, uma evolução positiva de 59,9%, enquanto a unidade de investimento cresceu 22,9%.

“Beneficiando da estratégia nos seguros e investimento, a seguradora portuguesa Fidelidade também reportou uma investment yield total de 3,6%, o que fica acima da média do mercado”, revela o grupo chinês. Já o BCP “anunciou uma recuperação face as prejuízos registados no ano anterior, para um lucro líquido de 186 milhões de euros. O banco também melhorou a sua posição de negócio com 5,4 milhões de clientes”.

Perante estes resultados, a empresa liderada por Guo Guangchang vai recomendar um aumento de 67% do dividendo a distribuir aos seus acionistas, para 0,35 yuan. A Fosun vai assim entregar mais de um quinto dos resultados (22,8%) obtidos durante o ano passado.

(Notícia atualizada às 12h42 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade e BCP ajudam aos lucros de 1,7 mil milhões da Fosun

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião